domenica, maggio 16, 2010

Stockholmssyndromet


As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça, porque o refém pode correr o risco de ser magoado. É importante notar que os sintomas são consequência de um stress físico e emocional extremo. O complexo e dúbio comportamento de afetividade e ódio simultâneo junto aos captores é considerado uma estratégia de sobrevivência por parte das vítimas.

É importante observar que o processo da síndrome ocorre sem que a vítima tenha consciência disso. A mente fabrica uma estratégia ilusória para proteger a psique da vítima. A identificação afetiva e emocional com o sequestrador acontece para proporcionar afastamento emocional da realidade perigosa e violenta à qual a pessoa está sendo submetida. 

E É POR CAUSA DESSA SÍNDROME QUE HÁ MUITA GENTE ESTREBUCHANDO POR AÍ, E DANDO OS DOIS BRAÇOS À TORÇÃO.  LITERALMENTE FALANDO.  E DUVIDANDO DE SI, E DO QUE MERECE.  

SE ANTES EU PENSAVA QUE O TRATAMENTO DO ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO ERA IMPRESCINDÍVEL, AGORA MUDO O VOTO.  AGORA, PENSO É NO TEMPO QUE SE PERDE CONTORNANDO AS SITUAÇÕES DOLOROSAS, COMO SE, À LUZ DE UM PEQUENO AGRADO ESPARSO, PERDESSEM O HORROR.  OU O DOLO.

 

1 commento:

  1. É uma síndrome de que muitos sofrem e sequer percebem, pois ela interfere exatamente neste ponto:o senso crítico. Infelizmente, o sequestrador é forte e a vítima contribui para que ele se fortaleça ainda mais, pois é diante da sua fraqueza que ele mostra toda sua suposta superioridade.O que eu espero, é que diante da experiência vivida dentro da doença, criem-se vacinas, antídotos e meios de defesa para que ela nunca mais se instale.
    Fogueira pros sequestradores!

    RispondiElimina

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.