O ORIGINAL:
No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos secos - lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes do Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam.
E O RELATADO:
Que foi que disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente, pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se com urgência, com encabulamento, surpreendidos. Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes de Grajaú.
CONQUANTO SEJA EU UMA ENCANTADA DE CLARICE LISPECTOR, TENHO DE DECLARAR QUE O RELATO, DE UM SÍTIO PARA ESTUDANTES INDOLENTES, PARECEU-ME MAIS POÉTICO, MESMO SEM TODAS AS METÁFORAS. 'POIS NÃO HAVIA TEMPO', SOMADO A 'SEM FALAR, ELES SE PEDIAM', NÃO TÃO-SOMENTE TORNOU TUDO MENOS SUSPENSO COMO, TAMBÉM, REMETEU-ME ÀS CENAS DE FILME IMAGINADAS NOS ENCONTROS PÓS-DIVÓRCIO (DOLOROSO).
MAS NUNCA ME AGRADOU ESSE LIVRO.
Nessun commento:
Posta un commento
CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.