domenica, gennaio 09, 2011

O REMÉDIO VOLUNTÁRIO IDÔNEO A ENSEJAR O FIM DOS ECZEMAS. E DAS POPELINES

NÃO HÁ ECZEMAS E NÃO HÁ POPELINES.  E A ATARAXIA VEIO REBATIZADA.  O NOME DISSO AGORA É ACÍDIA, PELO QUE APRENDI INDA OUTRA SEMANA - E O DIVIDI, SURPREENDENTEMENTE, QUE ELA SEMPRE ATALHA AS CONVERSAS, COM A DOUTORA, AO TELEFONE.  POIS A ACÍDIA É (O DEMÔNIO DA ACÍDIA, JÁ PARA MIM, QUE GOSTO DE DEMÔNIOS QUE NÃO TENHAM QUE VER COM A DOR) O PECADO DO MONGE RELAPSO.  RELAPSO, NÃO.  DO MONGE ALHEADO.  

E O TEXTO É IMENSO, IMENSO, TODO ELE ENCANTADOR, MAS NÃO HÁ POR QUE TRANSCREVER TUDO.  NÃO HÁ, EM VERDADE, DISPOSIÇÃO, MINHA, PARA TANTO, QUE A ACÍDIA ACORDOU MESMO ANTES DE CLAREADA, A JANELA.  VAI EXCERTO QUE NÃO JULGO NEMMENO O MAIS ELUCIDATIVO, MAS SUFICIENTEMENTE POÉTICO.  A PORTA NO CHÃO:

Ele [O DEMÔNIO] ataca o monge pela 4a hora e o sitia até à 8a hora. Primeiro faz com que o sol se mova muito devagar, ou que não se mova de maneira nenhuma, e que o dia pareça ter 50 horas. Depois impele o monge a sempre olhar para a janela e a correr para fora da cela, para ver se o sol ainda está londe da 9a hora, e olhar ao redor para ver se não vem chegando algum irmão. Além disso injeta uma aversão contra o lugar em que se vive e contra a própria forma de vida, contra o trabalho manual, e inocula a idéia de que a caridade desapareceu entre os irmãos e que não existe mais ninguém que possa trazer algum consolo. 

FONTEANDO: Evagrius Ponticus. Capita practica ad Anatolium. PG 40, 1220-1252.

P.S: O VÍDEO TRATA DA ÚNICA COISA QUE HÁ, DO MOURO- QUE NÃO CONSEGUE PRESCINDIR DO MESMO QUE EU.  NUM DOMINGO REVISITADO.

P.S.1: O DEMÔNIO DA ACÍDIA, FALTOU-ME DIZER, É O DE ANDREW SOLOMON, O DO MEIO-DIA.  AGORA, AS PEÇAS SE ENCAIXAM, NA PRECISÃO DAS MICROVILOSIDADES.

Nessun commento:

Posta un commento

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.