Repudiei sempre que me compreendessem. Ser compreendido é prostituir-se. prefiro ser tomado a sério como o que não sou, ignorado humanamente, com decência e naturalidade. Nada poderia indignar-me tanto como se no escritório me estranhassem. Quero gozar comigo a ironia de me não estranharem. Quero o cilício de me julgarem igual a eles. Quero a crucifixão de me não distinguirem. Há martírios mais subtis que aqueles que se registam dos santos e dos eremitas. Há suplícios da inteligência como os há do corpo e do desejo. E desses (como dos outros) suplícios há uma volúpia.
EU NÃO CONHECIA O SIGNIFICADO DESSE VERBETE, CILÍCIO. PRIBERAM, COMO EM 78,35% DAS VEZES, FOI QUEM ME SOCORREU. DISSE-ME QUE É PENÚRIA DESEJADA, QUE É O TENCIONAR DOER - NÃO SEI SE POR UMA CAUSA. OU POR TÉDIO.
NO CASO DE BERNARDO, CALHA DE O SOFRIMENTO ESTAR NA CABEÇA DE QUEM O IMPINGE, TÃO-SOMENTE. O VITIMADO PELA INDIFERENÇA A PREFERE, EM DETRIMENTO DA FRATERNIDADE COM OS QUE NÃO LHE SIGNIFICAM RIGOROSAMENTE NADA. E ISSO EU NÃO PODERIA DEIXAR DE ACHAR ASSOMBROSAMENTE LINDO. ASSOMBROSO PORQUE DURO, E LINDO PORQUE APLICÁVEL.
TENHO DORMIDO COM O CHEIRO DO DESASSOSSEGO ABERTO, AMASSADO, RISCADO, ESPATIFADO SOBRE A CAMA, À MERCÊ DAS MINHAS QUINAS. ESTAS, SOSSEGADAS. IRONICAMENTE.
UM DIA, O TEMA DA CONVERSA COM DJ FOI PRECISAMENTE ESSE. A NECESSIDADE QUASE ORGÂNICA DE SE CALAR E TRANCAR INCLUSIVE AS JANELAS. DE ARRANCAR DAS TOMADAS TUDO QUANTO PRESSUPONHA INTERAÇÃO, E ANSEAR POR UM ESQUECIMENTO ABSOLUTO E EXTENSIVO. UM ALHEAMENTO DE TUDO QUANTO VIVE. E ENXERGA. E, POR ENXERGAR, SOLICITA.
EU ME CONDENAVA EM RAZÃO DISSO - POR ANOS, FOI ASSIM. MAS VEIO O PRÓPRIO DJ ME ABSOLVER. DISSE QUE SE DEVE SUSPEITAR É DE QUEM NÃO SE SENTE ASSIM, EM OCASIÃO ALGUMA. DE QUEM NÃO VISLUMBRA THE GREAT DISTANCE OF MIST AND VEILS. E NÃO SE IMAGINA SÃO POR TRÁS DOS VÉUS, OU RENDIDO PELA NÉVOA...
.
...O QUE ME FAZ LEMBRAR, INEVITAVELMENTE, DE DIADORIM. CUJOS PASSOS, MUITO BRANCOS, TRANSPORÃO MINHAS PORTAS EM DUAS HORAS, HORA E QUARENTA. PARA ME CONFIRMAR A ROTINA E DESMERECER SAHARA. É, INCLUSIVE UM SAHARA TRANSUBSTANCIADO EM MULHER. ÁRIDA PORQUE FRACA DE AMOR.
Nessun commento:
Posta un commento
CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.