Além disso, para que impedir as pessoas de morrerem se a morte é o termo normal e legítimo para cada um de nós? Que importância tem que um mercador ou um funcionário quaisquer vivam mais cinco ou dez anos? Ora, se considerarmos que o objectivo da medicina consiste em aliviar com panacÉias o sofrimento, surge involuntariamente uma pergunta: aliviá-lo para quê? Em primeiro lugar, dizem que o sofrimento leva o homem a atingir a perfeição; em segundo lugar, se a humanidade realmente aprender a aliviar o sofrimento com pastilhas e gotas, abandonará por completo a religião e a filosofia, nas quais tem encontrado até hoje não só protecção para todas as desgraças, como ainda felicidade.
Anton Tchékhov, "A Enfermaria nº 6", incluído em Contos de Tchékhov, vol II, ed. Relógio d'Água, tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra
ISSO EXTRAÍ DO BLOGUE DE UM PORTUGUÊS QUE CANTA. O QUE SEI DA CANTORIA NÃO É SUFICIENTE PARA COMENTÁRIO, PORTANTO CINJO-ME ÀS POSTAGENS - TODAS ESPETACULARES, E NEM SEMPRE PARÁFRASES. O CONTEÚDO DAQUELA CABEÇA JÁ SE ME ENRAÍZA NESTA, COM SIMPATIA E SEDE. É MATERIAL PARA HORAS DIÁRIAS.
REPORTANDO-ME A TCHECOV (ESTA GRAFIA CANSA MENOS OS DEDOS), MENCIONO A CONVERSA QUE TIVE COM A DOUTORA ACERCA DA MORTE - COMO É QUE SE DIZ? - HUMANITÁRIA. ANTEONTEM.
TERMINA QUE DISSENTIMOS UMA OUTRA VEZ - O QUE EMBACIA INDA MAIS DIADORIM, AOS MEUS OLHOS. MAS NUM SENTIDO OUTRO.
A DOUTORA ACREDITA EM DITAMES DIVINOS, E SE DEUS QUER UM JAVIER BARDEM ENTREVADO, MORTO DE ESPÍRITO, CONQUANTO PULSE-LHE O CORAÇÃO, ENTÃO É ASSIM QUE DEVE SER. ABORTO, PARA ELA, É ATROCIDADE - E CONDENÁVEL, COMO TAL. NÃO PERGUNTEI, MAS ACREDITO QUE MESMO LEGALMENTE.
FRENTE A ISSO, JÁ FERVILHANDO, UMA IRRITAÇÃO PERIGOSA - QUE NÃO É PORQUE A GENTE TEM PRESSÃO BAIXA QUE ESTÁ A SALVO DE TUDO -, SUBLINHEI PELA SEPTUAGÉSIMA VEZ A IDÉIA DE QUE NÃO NOS PARECEMOS SEQUER MINIMAMENTE. POR DENTRO.
*QUANTO À RELIGIÃO, DADO QUE ANDAMOS BRIGADAS, EM RAZÃO DA MINHA POLIGAMIA TENTADA, IGNORO-A. MAS QUE FELICIDADE E FILOSOFIA ANDAM DE BRAÇOS SUTURADOS, NO MEU CORETO, E QUE O SOFRIMENTO NÃO AS EXCLUI OU MINORA, ISSO REPISO. NUM AMOR RECÉM-REDESCOBERTO. ÀS DIFERENÇAS QUE NOS UNEM, MÃE E FILHA.
Nessun commento:
Posta un commento
CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.