domenica, novembre 21, 2010

À MON ÉTOILE



Há philia, que se regozija, que partilha, que é como uma adão de forças, como uma poncia duplicada pela poncia do outro, pela alegria do outro, pela existência do outro. E quem não gosta de ser desejado ou amado? No entanto, à força de ver o outro existir cada vez mais, à força de vê-lo tão forte,o contente, o satisfeito, à força de ver como o casal lhe vai bem, como o amor lhe vai bem, à força de o ver ocuparo bem todo o espaço disponível, à força de o ver afirmar sua poncia, sua existência, sua alegria, à força de o ver perseveraro triunfalmente no ser, você às vezes sente diante dele como que um imenso cansaço, como que uma lassio, como que uma fraqueza, você se sente de repente como que invadido, esmagado, transbordado, sente que você mesmo existe cada vez menos, que sufoca, que tem vontade de fugir ou de chorar Você recua um passo? Na mesma hora ele avança o mesmo tanto, como a água, como os filhos, como os exércitos: ele chama a isso “seu amor, chama a isso ocasal de vocês. E de repente você preferiria estar só.

CORRI A ISSO, DESAGÜEI NISSO PORQUE DEPAREI-ME HOJE, EM DESCRIÇÃO DE LIVRO DE NERUDA - DE TRADUÇÃO FACILITADA, QUE PRETENDI COMPRAR AO POLPACCIO DE MEU IRMÃO -, COM:

 
Este livro é um convite para questionarmos o valor do amor, a possessão, os limites da liberdade. Amar algo implica respeitar a liberdade que ele possui.

  
POIS QUE AGAPÉ, RESPEITOSO - MAS NEM POR ISSO MENOS GIGANTE -, MARTELOU-ME A CABEÇA.  E TIVE SAUDADE DO DOIS MIL. QUANDO NADA, DO QUE É HOJE, SE PRESSENTIA.  E EU LIA MEU SPONVILLE NOS INTERVALOS DOS INTERVALOS DE QUALQUER DOS DIAS.  PORQUE TUDO ERA NOVO.

Nessun commento:

Posta un commento

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.