giovedì, dicembre 29, 2011

ANACRONISMOS E HISTERIA


Mas, em sua distração e volubilidade usuais, esqueceu-se de acrescentar:

– Você vai se enamorar dela daqui a 18 anos, numa festa em casa de um arquiteto amigo seu, no Rio. Cerca de um ano depois vocês irão se reencontrar aqui em Paris, e você ficará irremediavelmente apaixonado por ela, e
há de sofrer como um possesso todas as dores de sua paixão, e na Quarta-feira de Cinzas de 1959 você terá um desastre de automóvel cerca de Petrópolis, onde ela estará veraneando, e você, coberto de sangue, ao se sentir ir morrendo, ela tão perto, olhará a sua morte com um infinito sentimento de pena porque tudo poderia ter sido e não foi; mas você preferirá morrer a ter de viver sem ela, sobretudo depois de lhe ter dito, como disse, numa noite de Sexta-feira da Paixão, no Club St. Florentin, 15 rue St. Florentin, que você a tinha dentro de você sem saber desde a mocidade, desde aquele dia, 19 anos antes, em que eu a apresentei a você, como estou fazendo agora.

PODE SER QUE, PARA ESCAPAR AO (EXTINTO) PROTESTO POR NOVO JÚRI, CINJAMO-NOS SEMPRE AO NÚMERO DEZENOVE.  A PANCADA (CALCULADA) NA TRAVE, TRANSFIGURADO, POR VEZES, O VINTE, EM UM TRÊS. DILACERADO.


mercoledì, dicembre 28, 2011

the suffocating anesthetic of the suburbs


OS OITO NONOS.  REITERADOS, SEM AZEDUME. AS MÃOS DA PAZ.  VIOLENTAS.  AO REDOR DO PESCOÇO.  E PORQUE PAZ É MAIS DESEJÁVEL QUE AS TAIS OSCILAÇÕES DE ESPÍRITO DO PESSOA, AO NONO RESTANTE SE RECEBE DE CORAÇÃO MUDO.  ...MAS FARTO.

domenica, dicembre 25, 2011

MEDIANTE ASSUADAS


ENTÃO, ENTÃO ABRIU-SE A PORTA.  A EXPECTATIVA JÁ ENEGRECIDA E ATROFIADA, MÚSCULO SEM USO, NUMA ESPIADA LIGEIRA - LOGO DESINTERESSADA -, PERMANECEU IMPASSÍVEL E MIÚDA. NÃO SE HAVIA DE FAZER MAIS NADA, QUE A PROMESSA, DE TÃO DISTANTE, JÁ TINHA AS DIMENSÕES INCERTAS - SE NÃO ESQUECIDAS.  

MAS O FATO É QUE ESTAVA ABERTA, A PORTA.  SEM VIOLÊNCIA - QUE NÃO HAVIA MAIS ENERGIA PARA ISSO -, PORÉM ESCANCARADA.  E QUEM HAVIA SOFRIDO COM AS CONJECTURAS TODAS RECONHECEU QUE NÃO SE DEIXA DE ACOLHER UM VISITANTE, AINDA QUE INTEMPESTIVO.  ...E FOI TER COM ELE.          

mercoledì, dicembre 21, 2011

DE ESTOCOLMO,TUDO. SALVO A SÍNDROME


Durante as duas horas daquele convívio desmoronou‑se‑lhe o que restava do castelo inexpugnável em que morara. Nenhuma das muralhas resistia mais. A sua confiança numa ordem natural ruíra. Estava à mercê do puro arbítrio.

‑ Nós, agora.

Ergueu‑se e transpôs, hesitante, a porta do gabinete.

‑ Boa noite ‑ disse, amedrontado.

‑ Boa noite. Mostre‑me os seus papéis de identidade.

Procurou na carteira, nervosamente, estendeu a mão e ficou à espera.

‑ Leonel Ramiro de Lencastre

‑ Exactamente.

‑Engenheiro...

‑ Sim.

‑Donde vem?

‑De Lisboa.

‑Fazer o quê?

‑ Aqui, nada.

‑ Essa agora! Acredita que haja alguém capaz de se deslocar de Lisboa a uma distância destas sem qualquer razão?

‑ Pode ser apenas obrigado a passar por cá, como eu.

‑ Ah! o senhor continua viagem? E para onde?

‑ Rio Torto. Tencionava seguir para lá amanhã de manhã, na carreira.

‑ A quê?

Hesitou. A devassa entrava‑lhe já na alma. A que propósito diria àquele desconhecido a razão íntima e promissora que o levava?

‑ Assuntos particulares...

‑ Que assuntos?

‑ Peço desculpa, mas não digo.

‑ Veja lá se quer complicar as coisas!

Diante da ameaça, a sua timidez alvoroçou‑se. E confessou, no tom e na emoção que daria ao acto no dia seguinte, que ia pedir a  noiva em casamento.


ISTO, HOSTILIDADE A NENHUM PROPÓSITO, A VIOLÊNCIA TREMENDA QUE ARRANCA O QUE SE QUERIA GUARDAR PARA SI, VAI PARA CAMILINHA, QUE INDA ACREDITA QUE 'cada pessoa carrega um universo próprio', O QUE JUSTIFICARIA INVESTIDAS CONTRA QUEM NÃO FAZ POR ONDE.  GENTE QUE LEVA UMA VIDA DESGRAÇADA E QUE, PORTANTO, NÃO É CULPADA PELO AZEDUME DIÁRIO.

OCORRE QUE EU SOU LEONEL DE LENCASTRE.  UMA INGE MASCULINA SEM A FACETA DO QUESTIONAMENTO, DA SUBVERSÃO.  UMA INGE QUE SE PRESTA A SURPRESAS E, ELA SIM, ENCERRA, from marrow to pore, GALÁXIA INTEIRA. 

(e porque tentar entender os arrabaldes envelhece, o justo é aluar-se.  d'ora avante e sempre e tanto.)

venerdì, dicembre 16, 2011

The more we frequent men, the blacker our thoughts; and when, to clarify them, we return to our solitude, we find there the shadow they have cast.
ENTÃO ESTÁ TUDO HERMETICAMENTE GUARDADO, COMO NO TESTAMENTO CERRADO (COSTURADO E LACRADO), IMPASSÍVEL DE DERROGAÇÃO?  ENTÃO DEVE-SE ACEITAR O IMPOSTO (NUNCA OFERECIDO), E CONFERIR SENTIDO OUTRO (A ÚNICA LIBERDADE) AOS SONETOS ENTOADOS PELA BETHÂNIA?


mercoledì, dicembre 07, 2011

(IT) looks like freedom but it feels like death

TERMINA QUE, NUM DESSES DIAS NOS QUAIS NÃO SE SABE EXATAMENTE PARA ONDE IR, ASSISTO A REPORTAGEM (CURTÍSSIMA, O QUE SE EXPLICA PELA AFAMADA INCOMPETÊNCIA DA EMISSORA) A RESPEITO DE DETENTOS QUE DEIXAM DE SÊ-LO, JÁ CUMPRIDA A PENA. 

UM DELES SAÍA DO PRESÍDIO SEM TROUXA DE ROUPA (OU DENTES, MISÉRIA INCALCULÁVEL), DESNORTEADO E, COMO JÁ SE IMAGINAVA, SEM PERSPECTIVAS DE ESTALAGEM.  OS PAIS JÁ ESTAVAM MORTOS, NUNCA HAVIA TIDO MULHER OU FILHOS, E, LONGE DE TUDO-TUDO-TUDO POR TANTO TEMPO, MAL E MAL RECONHECIA A CIDADE.  NATURALMENTE, NÃO MENCIONARAM O MOTIVO DA RECLUSÃO, O QUE - E ISTO ME SURPREENDEU - NÃO ME ABORRECEU, NA HORA.
.
POIS BEM.  TENHO SEGURANÇA DE QUE PELO MENOS NUM PRIMEIRO MOMENTO - QUE PODE HAVER, POR QUE NÃO?, SE ESTENDIDO POR MESES - ESSE SUJEITO DEVE TER SENTIDO FALTA DO QUE CONHECIA (não se 'ama', Drummond, 'a rua vista em sonho'), E QUERIDO VOLTAR.  A ÚNICA GRAÇA DAS DESGRAÇAS É A CAPACIDADE QUE SE TEM DE ADAPTAÇÃO A ELAS*.  NUNCA SOUBE DE UM SOBREVIVENTE DE TRAGÉDIA QUE FOSSE INCAPAZ DE ARRANJAR UM ALENTO NO DECORRER DO DIA.  É A TAL COISA DE SÍSIFO - PELA ÓTICA DE CAMUS. E MESMO O DESCONFORTO DA MASMORRA, A QUE ALUDIU EM OUTRO LIVRO (ERA EM 'O ESTRANGEIRO'?).

EXISTE, PORTANTO, A TRAGÉDIA DO DESENCAIXE.  A LIBERDADE CRUDELÍSSIMA, ESFOMEADA E VAZIA.  A LIBERDADE VÃO-LIVRE.  A LIBERDADE QUE, PORQUANTO DESCONHECIDA, AFLIGE.  SAIR DE UMA CELA ONDE SE VIVEU POR, DIGAMOS, QUINZE ANOS, E ENTRAR NUM ÔNIBUS NA GRANDE SÃO PAULO, EM DIA FRIO (MAIS FRIO AINDA PARA QUEM ESTAVA HABITUADO AO AMONTOADO DE DETENTOS), DEVE SER COMO VISITAR AS IGREJAS RENASCENTISTAS (COMPARAÇÃO ABSURDA, MAS JUSTA, NO MEU MICROCOSMO DE AGORÁFOBA), E OLHAR PARA CIMA (A ESCALA HUMANA IRREPRODUTÍVEL, NOS NOSSOS PROJETOS DOS IDOS DE NOVENTA, CAMILINHA).  OU SE VISITAR UMA PRAIA PELA PRIMEIRA VEZ, ESTANDO A MARÉ CHEIA, SENTANDO-SE NA AREIA, A DISTÂNCIA PERIGOSA.
.
E DISSO TIRO EU, QUE JÁ ME SITIEI POR MOTIVOS TERRÍVEIS, E, CLARO, SOFRI POR ISSO, MAS NÃO A PONTO DE RECHAÇAR O QUE ESTOU POR DIZER, QUE A LIBERDADE INSPIRA CAUTELA.  QUIÇÁ MEDICAÇÃO. SUPERVISIONADA.



*The secret of my adaptation to life? – I’ve changed despairs the way I’ve changed shirts.