sabato, ottobre 30, 2010

OS APARTEMENTOS DO XLIX




The faults for which the Muslims are rebuked are, too great familiarity in addressing the Prophet, rude calling to the Prophet when in retirement, false accusation, quarrelling among themselves, scornful laughing and taunting, evil speaking and use of opprobrious names, unjust suspicions, meddling, backbiting, and hypocrisy. The circumstances under which, and the parties for whose special instruction, these exhortations were originally uttered are described in the notes.

 JÁ NOS VERSOS, O QUE EU PENSEI A VIDA INTEIRA, E É TIDO COMO HERÉTICO: 

'...and know that the Apostle of God is among you: if he should obey you in many things, ye would certainly be guilty of a crime in leading him into a mistake.'
 

PRINCÍPIO DA INTANGIBILIDADE


A DOUTORA ANTEONTEM ME DIZIA QUE 'PARA TUDO HÁ SEU TEMPO', 'JÁ DIZIA A BÍBLIA, MINHA FILHA'.  E EU LHE BORBULHEI O SANGUE NO QUE RETRUQUEI QUE ESSA COISA TODA DE DEUS E NOSSA SENHORA SÓ EXISTE COMO AXIOMA NA CABEÇA DELA PORQUE FOI CRIADA NO CRISTIANISMO.  HOUVESSE NASCIDO EM LAR MUÇULMANO, COMO É QUE SERIA? 

E SIM, É A MINHA PERGUNTA INEVITÁVEL.  AINDA MAIS QUANDO SE VALEM, A TODO INSTANTE, DO 'CRIADOR' (PALAVRA DE LULA, QUE, ALIÁS, JULGO DE PÉSSIMO GOSTO.  COMO 'ESPOSO'), NOS PÚLPITOS, MEUS JAMAIS-CANDIDATOS AO GOVERNO.  POIS O DISCURSO DA DOUTORA VERSAVA SOBRE A 'AFLIÇÃO TÃO GRANDE'  QUE GENTE QUE ROUBOU E TRAIU A VIDA INTEIRA EXPERIMENTA, NOS ESTERTORES.  

REBATO  CITANDO 'A TÃO GRANDE AFLIÇÃO' QUE TAMBÉM QUEM É JUSTO ENCONTRA, EM SITUAÇÕES ANÁLOGAS.  E ME CALO, PORQUE, CONTRA UM RELIGIOSO CEGO, A ÚLTIMA COISA QUE IMPERA É A RAZÃO.  MESMO FUNDADA NO EMPIRISMO.

NUNCA O SILÊNCIO. SEM REMÉDIO. DAS INSÔNIAS.


Daqui a pouco, quando me atirar no meio dos absintos, a fim de que seu perfume penetre meu corpo, terei consciência, contra todos os preconceitos, de estar realizando uma verdade que é a do sol e que será também a de minha morte. Em certo sentido, é justamente a minha vida que estou representando aqui, uma vida com sabor de pedra quente, repleta de suspiros do mar e de cigarras, que agora começam a cantar. A brisa é fresca e o céu, azul. Gosto imensamente desta vida e desejo falar sobre ela com liberdade: dá-me o orgulho de minha condição de homem.

AS PEDRAS. 
QUENTES.  
DE SEMPRE.   
COMO SEMPRE.

giovedì, ottobre 28, 2010

A BOISENBERRY - WHO'S MY ONE TELL?


  
AS FOTOGRAFIAS NÃO SÃO NUNCA CONDIZENTES DOM O TEXTO, MAS OS APANHADOS DE AMBOS, COMO NA AULA DE ADMP, GERAM COMBINAÇÕES PRIMOROSAS.  EM SENDO ASSIM, PASSEMO-NOS AO QUE ME BRADA, HOJE, POR COMENTÁRIO.

X ME DIZ QUE TIRIRICA ADMITIU HAVER RECEBIDO AJUDA PARA ESCREVER CARTA E DERIVADOS.  OU ORIGINÁRIOS.  OU INTEGRAIS.  QUAL SEJA.

AO MESMO TEMPO, O ADVOGADO (DIVULGUEMOS O NOME, QUE É BONITO BATIZAR A BOIADA: RICARDO PORTO) DA SUMIDADE MANTÉM A DEFESA, O QUE ME CUSTOU A SAÚDE DE UMA VÁLVULA CARDÍACA, DADO QUE, PELO CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB:

Art. 6º É defeso ao advogado expor os fatos em Juízo falseando deliberadamente a verdade ou estribando-se na má-fé.

E SE ISSO NÃO FOR MÁ-FÉ, LEVO A LEILÃO, CUJO LUCRO SERÁ REVERTIDO PARA O AUXÍLIO-TERNO (INDA EXISTE?) DOS PARLAMENTARES, MEU SOBRENOME. 


 >>>>    <<<<

ENTÃO, NA SEGUNDA E ETERNA PARTE DO DIÁLOGO COM X, PASSAMO-NOS AO VOTO DE PROTESTO.  CONSIDERO MAIS DIGNO O DE CABRESTO - O QUE, É UMA PENA, NÃO RIMA COM O PRIMEIRO.  CONFORME EU DIZIA, MAS EM VOZ BAIXA, NÃO ENTENDO COMO SE PROTESTA CONTRA A CALAMIDADE TORNANDO-A INESCAPÁVEL.  MINHA LÓGICA, TORTUOSA QUE SEJA, NÃO SEGUE ESSAS VEREDAS.  MESMO EMPUNHANDO EU A MILITÂNCIA DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL.

mercoledì, ottobre 27, 2010

Será como sempre, será a altura, será a proximidade da suprema inexistência...

CRIME PRIVILEGIADO, ABORTO HUMANITÁRIO/SENTIMENTAL, ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR, PROVA ILÍCITA - EXCEÇÕES.

INFLAMADA, OUTRA VEZ, QUE PAIXÃO, SÓ, É POUCO.  VAMOS COMPREENDER A REVOGAÇÃO DO TERCEIRO, ANTES DE PALPITAR SOBRE AS AGRURAS PREVIDENCIÁRIAS DA FRANÇA.

YOU JUST GIVE ME SEVEN MINUTES, SIR.     

martedì, ottobre 26, 2010

VÍTIMA DO AMOR. ALGO QUE OS SENHORES TRAFICAM HÁ CEM MIL ANOS


SETENTA BALCONES Y NINGUNA FLOR

Setenta balcones hay en esta casa,
setenta balcones y ninguna flor.
¿A sus habitantes, Señor, qué les pasa?
¿Odian el perfume, odian el color? 

La piedra desnuda de tristeza agobia,
¡Dan una tristeza los negros balcones!
¿No hay en esta casa una niña novia?
¿No hay algún poeta bobo de ilusiones? 

¿Ninguno desea ver tras los cristales
una diminuta copia de jardín?
¿En la piedra blanca trepar los rosales,
en los hierros negros abrirse un jazmín? 

Si no aman las plantas no amarán el ave,
no sabrán de música, de rimas, de amor.
Nunca se oirá un beso, jamás se oirá una clave... 

¡Setenta balcones y ninguna flor!

lunedì, ottobre 25, 2010

AMY FARRAH FOWLER - WENDY FOWLER



EVERY FIBER AND EVERY CELL are  LIMP.
EVERY FIBER AND EVERY CELL are WHITE HOT AND BURNING.

SOBRE AQUILO QUE DIVAGAMOS, RECEPUTI E EU

 .
Uma pessoa das minhas relações dividia os seres em três categorias: os que preferem não ter nada que esconder a serem obrigados a mentir, os que preferem mentir a não ter nada que esconder e, finalmente, os que amam ao mesmo tempo a mentira e o segredo. Deixo à sua escolha o compartimento que me convém. 
  .

Quem me enfeitiçou
O mar, marée, bateau

A JOANA TERMINA ME SENDO UMA FEBRE NÃO DIGO TERÇÃ, MAS SAZONAL.   E A PRIMEIRA OCORRÊNCIA DESTE ANO FOI LOGO EM JANEIRO.  SEM EXATAMENTE OS RISOS.


há coisas que não podereis abafar no sangue...


ISSO ME ARREMESSA, EVIDENTEMENTE, ÀS DIVAGAÇÕES ACERCA DAS VEZES EM QUE SE DEVERIA ACATAR MUDANÇAS, MAS CARECEU-SE DE CORAGEM.  AS VEZES EM QUE A COMPAIXÃO FRENOU A POSSIBILIDADE DA MELHORIA, MESMO SENDO ELA UMA RUA MUITO COMPRIDA, CUJO FIM ERA NEBULOSO.  MAS CERTO.  NEBULOSO PORQUE INDETERMINADO, MAS, INDASSIM, DETERMINÁVEL.

E NÃO ME ARREPENDI DISSO TUDO, DESSA COVARDIA PREVARICADA.  PORQUE CONQUANTO DOESSE A RAZÃO, UM PEDACINHO QUENTE E POROSO, DA CAIXA LARGA DE QUE ME QUEIXEI A XUBO, EXPERIMENTOU CONFORTO.  

E MINHA CONCLUSÃO FATAL É QUE, NO FRIGIR DOS OVOS, QUEM A GENTE SEMPRE AGRADA É A SI PRÓPRIO.  NO QUE EVITA O SOFRIMENTO ALHEIO.


domenica, ottobre 24, 2010

sabato, ottobre 23, 2010

Tp Jacquard Tank Top - NO ESTADO DE SÍTIO EMPAREDADO


Tinha medo de ver num mesmo olhar um trem e um passarinho.

C.L., NO QUE FILOSOFA, NÃO ME PERDE, MAS ME AFOBA.  TACHO, SIM, TACHO COM O S/Ç/S, DE PRESUNÇOSA.  E OPORTUNISTA.  PORQUE SE VALEU DO QUE HAVIA ERGUIDO, DAS PAREDES DA CASA OCA (NÃO É ISSO?  DE QUEM, MESMO? JCMN), PARA ME INCITAR A COMPRAS DE QUE DEPOIS ME ARREPENDI - DERRAMADA, FEITO UMA POÇA, NA POLTRONINHA DO CAFÉ QUE LADEIA A LIVRARIA. 

E ME SITIO EU, ASSIM, TÃO CEDO NA MANHÃ, PENSANDO NO NOME DO PASSARINHO QUE CANTA AINDA NO ESCURO.  TANTO LÁ QUANTO AQUI.  ONDE TUDO VICEJA.
 

martedì, ottobre 19, 2010

ELE ESTÁ NO CAIRO

 AÇÃO IMPUGNITIVA.  RESIDÊNCIA SURAYA.  MALABO.  INDEFIRO.

What DO manners have to do with it ? This is war. Were the Romans polite when they salted the ground of Carthage to make sure nothing would ever grow again ?


- "Im just saying you can catch more flies with honey than with vinegar."
- "You catch even more flies with manure. Whats your point?" 


 


Desce o menino a montanha, atravessa o mundo todo, chega ao grande rio Nilo, no côncavo das mãos recolhe quanto de água lá cabia, volta o mundo a atravessar, pela vertente se arrasta, três gotas que lá chegaram, bebeu-as a flor sedenta. Vinte vezes cá e lá, cem mil viagens à Lua, o sangue nos pés descalços, mas a flor aprumada já dava cheiro no ar, e como se fosse um carvalho deitava sombra no chão. O menino adormeceu debaixo da flor.
 (...)
Quando depois passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos. E essa é a moral da história. 

PARA QUEM NÃO VÊ GRAÇA EM SARAMAGO - SENÃO NAS FINADAS SOBRANCELHAS -, COMO EU, A HISTÓRIA INFANTIL QUE SE AVENTUROU A ESCREVER.  DA MAIOR DAS FLORES, DO MUNDO.

O TODO, TODO DA HISTÓRIA NÃO TEM O BRILHANTISMO QUE EU ESPERARIA DE UM NOBEL DA LITERATURA; PORÉM, COMO EM O DOCE AMANHÃ, RESTAM-ME PASSAGENS CRAVADAS NA MEMÓRIA, NA PRATELEIRA DOS SENTIMENTALISMOS  ÓRFÃOS, DE CUJA PROVENIÊNCIA NÃO RARO ME ESQUEÇO.  POR RAZÕES EVIDENTES.

POIS QUE ME COMOVE O SURREAL.  AS VOLTAS NO MUNDO, AS CEM MIL VIAGENS À LUA. E A COISA MAIOR DO QUE ELE PRÓPRIO, E DO QUE TODOS OS TAMANHOS.  POR FAZER.

p.s: o livro de contos ganhei da melhor pessoa que já conheci em vida, e que, neste preciso momento, se encontra no seu rio de janeiro.  e de quem sentirei uma saudade massiva, acredito que a partir deste novembro.

lunedì, ottobre 18, 2010

Te estoy amando aún entre estas frías cosas!



Foi, pois, assim que o explorador descobriu, toda em pé e a seus pés, a coisa humana menor que existe. Seu coração bateu porque esmeralda nenhuma é tão rara. Nem os ensinamentos dos sábios da Índia são tão raros. Nem o homem mais rico do mundo já pôs olhos sobre tanta estranha graça. Ali estava uma mulher que a gulodice do mais fino sonho jamais pudera imaginar. Foi então que o explorador disse, timidamente e com uma delicadeza de sentimentos de que sua esposa jamais o julgaria capaz:- Você é Pequena Flor.

Nesse instante Pequena Flor coçou-se onde uma pessoa não se coça. O explorador - como se estivesse recebendo o mais alto prêmio de castidade a que um homem, sempre tão idealista, ousa aspirar - o explorador, tão vívido  <LEIO VIVIDO, SEM ACENTO.  FICA MAIS BONITO >, desviou os olhos.

E (BEM) MAIS ADIANTE: 

E teve terror da própria alma que, mais que seu corpo, havia engendrado aquele ser apto à vida e à felicidade. Assim olhou ela, com muita atenção e um orgulho inconfortável, aquele menino que já estava sem os dois dentes da frente, a evolução, a evolução se fazendo, dente caindo para nascer o que melhor morde. “Vou comprar um terno novo para ele”, resolveu olhando-o absorta. Obstinadamente enfeitava o filho desdentado com roupas finas, obstinadamente queria-o bem limpo, como se limpeza desse ênfase a uma superficialidade tranqüilizadora, obstinadamente aperfeiçoando o lado cortês da beleza. Obstinadamente afastando-se, e afastando-o de alguma coisa que devia ser “escura como um macaco”.  

Então, olhando para o espelho do banheiro, a mãe sorriu intencionalmente fina e polida, colocando, entre aquele seu rosto de linhas abstratas e a cara crua de Pequena Flor, a distância insuperável de milênios. Mas, com anos de prática, sabia que este seria um domingo em que teria de disfarçar de si mesma a ansiedade, o sonho, e milênios perdidos. 

JÁ PELOS ESTERTORES:

(...)numa Natureza que errou uma vez já não se pode mais confiar.  (...)E então ela estava rindo. Era um riso como somente quem não fala, ri.
E QUANDO VOLTO A ISSO, QUE É O MEU PAI QUE MANDA MATAR CORDEIRO EM COMEMORAÇÃO AO ARREPENDIMENTO EFICAZ (EM SE TRATANDO DE CP/CPP, USEMOS DE TUDO.  INDA MAIS PORQUE XUBERTO ME MENCIONOU O CONTUMAZ, DIA DESSES, E EU ME VI SUBMERSA EM 2000 E MEIOS.  NUMA NOSTALGIA QUE, MORMENTE EM RAZÃO DE OLIVINHA, ME DÓI NOS OSSOS) DO FILHO NUNCA DE FATO IDO, REDESCUBRO O PORQUÊ DE AGRADECER MINUTO A MINUTO O BOM-FUNCIONAMENTO DOS OLHOS.  E O 2001.  E A BIBLIOTECA DE DOUTOR MEU PAI.

C.L.  ME LEVAVA A MUITA COISA, E SE É MESMO VERDADE QUE 'A LEITURA DÁ ASAS', COMO DIZIA PROPAGANDA ANTIGA,  OU RODAS, DECLARO, SUSPIROSA, QUE O UNIVERSO DAS MINÚCIAS INTRUSIVAS - QUE DEIXAM CLARAS AS INCORREÇÕES POLÍTICAS E A APARENTE FRAQUEZA DO CARÁTER -, SE ME DESCORTINA TODA VEZ QUE REPISO ESTE TEXTO.

JÁ ESCREVI ISTO EM NÃO SEI QUANDO, MAS REPETI-O À DOUTORA APENAS NO SÁBADO: OS ENCANTOS DE UMA LEITURA ASSIM, COMO A DO 'MACACO DE SAIAS', ABARCAM MUITO MAIS DO QUE AS METÁFORAS.  MAS A CRUEZA DAS DESCRIÇÕES DOS ESPÍRITOS.  A ADMISSÃO DELA.  A ADMISSÃO, EM VERDADE, DELES.

domenica, ottobre 17, 2010

ILIDIR. NAS RUÍNAS. DO TEMPLO.



.PUXOU A CADEIRA AO LADO DO PAI COM O MESMO GESTO MORNO COM QUE ESCOLHIA BATATAS NO MERCADO.  ESTICOU OS DEDOS ABORRECIDA, PROCURANDO UMA MANCHA NA TOALHA DE MESA.  QUERIA, COMO NUNCA, AUSENTAR-SE DALI.  AINDA QUE FOSSE PARA SUBSTITUIR A TOALHA, OS QUATRO OU TRÊS MINUTOS QUE LHE BASTASSEM PARA DESDOBRAR UMA NOVA E ESTIRAR-LHE AS PONTAS SOBRE A MESA.  MAS TUDO ERA ODIOSAMENTE CLARO E LIMPO, EXCEPCIONALMENTE PERFEITO, COMO SE A TORTURASSEM COM DELICADEZA.  SENTIA OS OLHOS VITORIOSOS DA EMPREGADA,  QUE AMOLAVA A FACA DO OUTRO LADO DA COZINHA.


DE DENTRO DE CADERNO QUE USEI HÁ QUASE DEZ ANOS.  SEM O TÓRAX OU AS PERNAS/PÉS.  TIVE SAUDADE.

venerdì, ottobre 15, 2010

não fosse o sonso perigo da África, seria povo alastrado (MAIS E MAIS E MAZEMAIZENA)


THE WORLD'S GOTTEN ME DIZZY AGAIN.  

E EU HOJE COMENTEI COM MEU  (ÚNICO)  BOM-DEMÔNIO DE QUEM JÁ ME QUEDEI  FISICAMENTE  (PORQUE, EM ESPÍRITO, Ô, QUE NINGUÉM EXTRAI DE MIM MONSIEUR COHEN, TAMPOUCO EU, DE SUAS ENTRANHAS IMACULADAS) PERTO  QUE ANINHA ME ENSINOU CAMINHO PELO LABIRINTO.  COMO ESCAPULIR DA ESQUINA COSTUMEIRA.  E COM FRESCOR DE ALMA.   

O ANTÍDOTO QUIÇÁ RESIDA NO SENHOR EX-SNI, COM SEU ESPICILÉGIO TEMIDO  PELOS VIZINHOS, E A NECESSIDADE IMENSA QUE UMA PESSOA ASSIM POSSUI DE SER OUVIDA.  SE NÃO ELE, QUE PISA MORROS OUTROS QUE NÃO ESTA PLANÍCIE AGÔNICA, MINHA, OUTROS.  E DJ ME PARTICIPOU DO PROGRAMA PALIATIVOS EMOCIONAIS.  ERA ISSO?  ENFIM, VICEJEI.  DO MEIOZINHO DO LABIRINTO, MAS JÁ AVISTANDO A DOBRA DA MURTA.


p.p.s: reacendendo questionamento antigo,
The few clues that we have indicate that the Labyrinth originally served many different purposes to the Egyptians. We know that it served as the mortuary temple of pharaoh Amenemhet III (19th century BC), the place on earth where Egyptians would make daily offerings to Amenemhet's spirit—for all eternityto guarantee his prosperity in the afterlife.
The Labyrinth probably also functioned as a cult center and meetingplace for the rulers of the nomes, or Egyptian political divisions, and it may have served as a palace and administrative center too. Intriguingly, the pyramid that formed a part of this complex contained its own fantastic maze hewn from stone, designed to guard Amenemhet's mummy from tomb robbers.

giovedì, ottobre 14, 2010

obedecendo talvez à necessidade que às vezes a Natureza tem de exceder a si própria


(Cuando Irene soñaba en alta voz yo me desvelaba enseguida. Nunca pude habituarme a esa voz de estatua o papagayo, voz que viene se los sueños y no de la garganta. Irene decía que mis sueños consistían en grandes sacudones que a veces hacían caer el cobertor. Nuestros dormitorios tenían el living de por medio, pero de noche se escuchaba cualquier cosa en la casa. Nos oíamos respirar, toser, presentíamos el ademán que conduce a la llave del velador, los mutuos y frecuentes insomnios.
   
Aparte de eso todo estaba callado en la casa. De día eran los rumores domésticos, el roce metálico de las agujas de tejer, un crujido al pasar las hojas del álbum filatélico. La puerta de roble, creo haberlo dicho, era maciza. En la cocina y el baño, que quedaban tocando la parte tomada, nos poníamos a hablar en voz más alta o Irene cantaba canciones de cuna. En una cocina hay demasiado ruido de loza y vidrios para que otros sonidos irrumpan en ella. Muy pocas veces permitíamos ahí el silencio, pero cuando tornábamos a los dormitorios y al living, entonces la casa se ponía callada y a media luz, hasta pisábamos más despacio para no molestarnos. Yo creo que era por eso que de noche, cuando Irene empezaba a soñar en alto voz, me desvelaba en seguida).
JULIO CORTÁZAR.  NUM DOS MEUS PESADELOS MAIS ESCUROS, DESCRITOS EM CONTO.  QUE ME LEVOU A IMAGINAR COMO FAZER PARA ARRASTAR OS SOFÁS  ATÉ OS UMBRAIS, NO CASO DE...

AB OVO


A defesa do suplente de deputado distrital Pedro Marcos Dias, mais conhecido como "Pedro do Ovo", ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com dois Habeas Corpus, sendo que em um deles (HC 102827) é pedida a anulação total do inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal. A defesa alega que, por alcançar um deputado federal - o então secretário de Saúde Augusto Carvalho -, a competência para conduzir o inquérito seria do Supremo Tribunal Federal e não do STJ.


MAS O SALDO DESTAS ELEIÇÕES, A DESPEITO DO QUE ESTÁ ACIMA - DE QUE O POVO-POVO NÃO SABE E NEM QUER FAZÊ-LO, PORQUE É CONFUSO DEMAIS, TÉCNICO DEMAIS E FACILMENTE DEFENSÁVEL COM A PALAVRA 'PERSEGUIÇÃO' - É O ABANDONO DO TRONO DOS DOIS SENHORES.  SENDO O SEGUNDO BEM GARBOSO, E COBRA AO PEITO DO SENHOR DOUTOR MEU PAI, QUE ANTES MILITAVA EM SEU FAVOR, QUANDO EMPREGADOS PÚBLICOS.  NUM PASSADO MUITO, MUITO, MUITO DISTANTE E OBSCURO.  AGORA, O QUE HOUVE, CREIO COM TUDO O QUE ME RESTOU DE ------, FOI AZAR.

sabato, ottobre 09, 2010

SÍSIFO É FELIZ



Ele também acha que tudo está bem. Esse universo doravante sem senhor não lhe parece nem estéril nem fútil. Cada um dos grãos dessa pedra, cada clarão mineral dessa montanha cheia de noite, só para ele forma um mundo. A própria luta em direção aos cimos é suficiente para preencher um coração humano. É preciso imaginar Sísifo feliz.
A LUTA PELOS CIMOS E OS CIMOS NEM TÃO ALTOS.  E PLANOS.  MAS MEU CIMO HOJE É O ESCALONAMENTO DE SETE OU DEZOITO GAVETAS, E NEM A COMPANHIA DE ZIZOU, EMBALADA PELA YOLANDA, HÁ DE NOS ABREVIAR A TARDE.  

ENTÃO ESCAPULO, NO QUE ELA FECHOU OS OLHINHOS, E ME PASSO PARA O BULOS.  MESMO COM O TÍTULO DOS SUBÍTENS GRAFADO NESSE LARANJA OFUSCANTE

venerdì, ottobre 08, 2010

MINHA NOITE ESTRELADA SOBRE O RHÔNE





...e coeur serré par la mélancolie du morne paysage, étreint par cette détresse qui prend parfois les voyageurs en certains soirs tristes, en certains lieux désolés. Il semble que tout soit près de finir, l'existence et l'univers. On perçoit brusquement l'affreuse misère de la vie, l'isolement de tous, le néant de tout, et la noire solitude du coeur qui se berce et se trompe lui-même par des rêves jusqu'à la mort.
E ESSE DESESPERO COM O QUE NÃO É FECHADO, MAS QUE IGUALMENTE SUFOCA, ESSE DESESPERO PODE SER TIDO COMO CLAUSTROFOBIA, NÃO PODE?  O SOFRIMENTO QUASE FÍSICO EM RAZÃO DOS LUGARES QUE REMETEM AO ESQUECIMENTO, À TEPIDEZ?   

NUNCA ME ASSOMBROU A SOLIDÃO PROPRIAMENTE DITA, O DEIXAR DE ESBARRAR EM ALGUÉM, MESMO QUE UMA ÚNICA VEZ AO DIA.  DE FORMA ALGUMA.  MINHA COMPANHIA, POR SI SÓ, JÁ ME OCUPA E AME FLIGE E ME REGOZIJA.  ORA, COMO MEURSAULT, SOU TAMBÉM CAPAZ DE VIVER CEM DIAS COM A MEMÓRIA DE UM, SOMENTE.  DE CONFERIR UM SEM-NÚMERO DE INTERPRETAÇÕES A EVENTOS PASSADOS, MESMO QUE MIÚDOS, E PERDER ETERNIDADE CONFRONTANDO-AS.  O QUE É TALVEZ MAIS DO QUE SAUDÁVEL, E MAIS DO QUE DOENTIO.  O QUE É UMA OUTRA COISA COM A QUAL NÃO LIDO POR ORA, MAS, QUE, EM LHE CHEGANDO O MOMENTO, FAÇO COM SATISFAÇÃO.

ENTRETANTO, A IDÉIA  DA CÓRSEGA DESPOVOADA, MESMO QUE LINDÍSSIMA, SOA-ME DEVASTADORA.  E ISSO NÃO GUARDA RELAÇÃO COM A SOZINHEZ - COMO QUIS PMC -, MAS COM A INFINITUDE DO HORIZONTE.  SOU ASSIM TAMBÉM COM AS IGREJAS IMENSAS, RENASCENTISTAS, E COM TUDO QUANTO FAZ PARECER ABSURDA A ESCALA HUMANA.  O PIRES DO ELEFANTE, COMO DIRIA UMA PROFESSORA MINHA.  

E ESCLARECI O PORQUÊ, MR. MITCHELL E DOUTORA, DE EU ME RECUSAR A BUSCAR A CÂMERA, QUANDO DAS GRANDES PAISAGENS DE HOWTH. 

FAIT DE SI PEU


I do not think that a saint dissolves the chaos even for himself, for there is something arrogant and warlike in the notion of a man setting the universe in order. It is a kind of balance that is his glory.

E POR VEZES PENSO SE TERIA, TAMBÉM EU, EM PODENDO, A FIRMEZA MÁ DE ENXUGAR DO NOCIVO SÓ E TÃO-SOMENTE O MEU MICROCOSMO  E A RESPOSTA ME RECONFORTA. 

HÁBITOS REPRODUTIVOS DE LESMAS EM CLIMAS TEMPERADOS


 EU ONTEM ANDEI BENDIZENDO UM DOS VÉRTICES DO QUE ANTES ERA A FIGURA DE UM CORAÇÃO - E COMPORTA TUDO QUANTO ME ENTOPE DE DISPOSIÇÃO, DE SEDE, DE VONTADE DE VIVER QUARENTA E NOVE VEZES QUARENTA E NOVE ANOS, APENAS E TÃO APENAS PARA LHES SUGAR TODO O GOSTO.  

OCORRE QUE AGORA, POR MOTIVOS DESOLADORAMENTE ÓBVIOS, A COISA TODA DA POLÍTICA ANDA, PARA MIM, MEIO ARREFECIDA.  BAIXEI OS OLHOS, ESTOQUEI, EM CAIXAS ROTULADAS E LIMPAS, O AFÃ DA VITÓRIA.  PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS, MEU PPA DO LUTO.

EM ASSIM SENDO, VOLTO AO VELHO E ALITERADO ASSUNTO: O QUÊ DO DIREITO.  ANDO LENDO O QUE CUSTOU UMA PEQUENA FORTUNA NUM SÁBADO DE RENÚNCIA NO SHOPPING, E CLASSIFICO A AÇÃO INTEIRA, PASSADAS SEMANAS, COMO TERAPIA.  VOLTO AOS DESTACA-TEXTOS, TRANSFERINDO (EMPRESTANDO) PARTE DO MEU AMOR PELO TONINHO A GUILHERME NUCCI.  

INDIGITADA.

mercoledì, ottobre 06, 2010

- Agora que eu vi, você gosta tanto assim de cruzes? / - E DE CREDOS.


I SIT UP AND I HEAR SOMEONE MOAN.  I SEE A BUG IN THE CORNER, BUT I KNOW IT'S NOT THERE.  THE WALLS CLOSE IN AND EXPAND THEY CLOSE IN AND EXPAND AND  I CAN HEAR THEM.  I COVER MY EARS BUT IT'S NOT ENOUGH.  I STAND.  I LOOK AROUND ME.  I DON'T KNOW ANYTHING.  WHERE I AM, WHY, WHAT HAPPENED, HOW TO ESCAPE.  MY NAME, MY LIFE.  I CURL UP ON THE FLOOR AND I AM CRUSHED BY IMAGES AND SOUNDS.   THINGS I HAVE NEVER SEEN OR HEARD OR EVER KNEW EXISTED. THEY COME FROM THE CEILING, THE DOOR, THE WINDOW, THE DESK, THE CHAIR, THE BED, THE CLOSET. THEY'RE COMING FROM THE FUCKING CLOSET. DARK SHADOWS AND BRIGHT LIGHTS AND FLASHES OF BLUE AND YELLOW AND RED AS DEEP AS THE RED OF MY BLOOD. THEY MOVE TOWARD ME AND THEY SCREAM AT ME AND I DON'T KNOW WHAT THEY ARE BUT I KNOW THEY'RE HELPING THE BUGS. THEY'RE SCREAMING AT ME.

CHI VUOL ESSERE MILIARDARIO?  O FRADE DIRIA QUE COMPENSA, CADA ESTILHAÇO.  



martedì, ottobre 05, 2010

HIPNOSE

THEN I MIGHT SAY SOMETHING LIKE:
THANK YOU
FOR THE TERMS OF MY LIFE
WHICH MAKE IT SO PAINLESSLY CLEAR
THAT I AM POWERLESS TO DO 
A-N-Y-T-H-I-N-G.

MEU DENTE TEM NÃO QUATRO, MAS TRÊS RAÍZES.  E NENHUMA ME CHAMA MENOS DO QUE A OUTRA.  E SÃO TODAS ESTRUTURAIS.  E CAIADAS E ASSOMBROSAMENTE BONITAS.

A CIRCUNCISÃO. DO CORAÇÃO. TRINTA E UM.


Levava pouco dinheiro na bolsa.
(Procurem Luísa.)
De ordinário não se demorava.
(Procurem Luísa.)
Namorado isso não tinha.
(Procurem. Procurem.)
Faz tanta falta.

Ou talvez não seja preciso esse favor divino.
A mãe de Luísa ( somos pecadores )
sabe-se indigna de tamanha graça.

E resta a espera, que sempre é um dom.
Sim, os extraviados um dia regressam
— ou nunca, ou pode ser, ou ontem.
E de pensar realizamos.
Quer apenas sua filhinha
que numa tarde remota de Cachoeiro
acabou de nascer e cheira a leite,
a cólica, a lágrima.
Já não interessa a descrição do corpo
nem esta, perdoem, fotografia,
disfarces de realidade mais intensa
e que anúncio algum proverá
.
Cessem pesquisas, rádios, calai-vos·
Calma de flores abrindo no canteiro azul
onde desabrocham seios e uma forma de virgem
intata nos tempos.
E de sentir compreendemos.
Já não adianta procurar
minha querida filha Luísa

que enquanto vagueio pelas cinzas do mundo
com inúteis pés fixados, enquanto sofro
e sofrendo me solto e me recomponho
e torno a viver e ando,
está inerte

gravada no centro da   e . s . t . r . e . l . a  .   i n v i s í v e l
Amor.


.
E COMO SOU POÇO DE REMISSÕES, ATERRO LOGO NA FALA DE LUÍSA, QUE SE EXTRAVIOU E FOI TER, EM VERDADE, COM COHEN:
 .


I WANDERED AROUND EATING AND BUYING
BIGGER AND BIGGER CLOTHES
AND I FORGOT WHY  I HATED 
EVERY   L .O .N . G  MOMENT THAT WAS   M .I . N .E  TO FILL.
 
.

E COMO É QUE SE DIZ, DOS PASSOS NA ESCADA E MAIS NADA?  'ACABOU.'

sabato, ottobre 02, 2010

UM POSTULADO QUE SE IRRADIA POR TODO UM SISTEMA DE... PAETÊS!

"I am an invisible man … I am a man of substance, flesh and bone, fiber and liquids – and I might even be said to possess a mind.  I am invisible, understand, simply because people refuse to see me…When they approach me they see only my surroundings, themselves, or figments of their imagination – indeed, everything and anything except me.”
 

R. ELLISON, QUE VIVEU PRECISOS OITENTA ANOS.  EXTRAINDO ISSO DO CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL, ALIJANDO-O DA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE, AO FINAL CHEGO AO QUE ME CATIVA (NO SENTIDO DO T DOBRADO, INCLUSIVE, DA PALAVRA).  QUE É A FRUSTRAÇÃO IMENSA DO ANONIMATO.  PARA UNS.

NO QUE CUIDAVA DO MEU TESTE DE PERSONALIDADE, DE JUNG, SEMANA PASSADA, VIM INTERROGADA QUANTO AO PRAZER DA SOLIDÃO.  E SE LEVEI MENOS DE SEGUNDO E MEIO PARA RESPONDER CADA TÓPICO OUTRO, ADMITO QUE NÃO PUDE FAZÊ-LO NO DITO CASO.  O DA SOLIDÃO.  OSCILEI ENTRE A VONTADE FAMINTA DE ME REUNIR COM MINHA BOA BOIADA, NAS SEXTAS-FEIRAS;  E FINS DE SEMANA MUDOS, CHEIRANDO PÊLOS, SENTINDO DOS PÊLOS A VIBRAÇÃOZINHA DOCE DE QUEM AMA.  O MERGULHÃO MERGULHADO NO PAPEIRO.

FOI QUANDO ATINEI PARA FATO INTERESSANTE: OS AGRADOS CONFESSOS, PELOS PÓLOS QUE SÃO, CLASSIFICAM-ME NO EQUILÍBRIO.  A PRÓPRIA DÚVIDA, MAS QUE DESCOBERTA!, É O EQUILÍBRIO.

...ENTRE A ASPIRAÇÃO E O HORROR À IDÉIA DE ELLISON.

A REAL ONE, OR LIKE TOBY, THE ASTRONAUT?



4063 9025
DÍGITOS TELEGUIADOS PARA O TRE, DISQUE-DENÚNCIA.

BOO!

So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.So, I wanna get myself attached, to something bolted down.



It's your naked body
On white velour
But there's no feeling
Just weight on you



OS OLHOS LUCILUZINDO, POR DENTRO DOS OUVIDOS.  A PARTIR DE SÁBADO, SKULLCANDY PUXA A MARCHA, RETOMADA POR RECOMENDAÇÃO VEEMENTE.  ISSO DO PESO - A LACUNA DO SENTIMENTO NÃO COMENTO, QUE MESMO EM TEMPO DE QUIETUDE, ELE RESISTE - LEVOU-ME DE PRONTO A  MEMÓRIA BOA: QUANDO EU ME VALIA DE TORNOZELEIRAS IMENSAS, QUATRO QUILOS NO CÔMPUTO TOTAL, PARA CAMINHADAS LONGAS.  

...MAS OS JUVENAIS, QUE SÃO BONS, NÃO GUARDARAM RESSENTIMENTO.  QUE EU SAIBA.

venerdì, ottobre 01, 2010

JELCO14


HOJE EU DISSE AO RAFA O QUANTO PIOREI, SOCIALMENTE, EM RAZÃO DA POLÍTICA.  O QUANTO ME QUEIXO, E COM QUE AUTORITARISMO E SALTAR DE OLHOS.  COMO BATO NA MESA, COM OS NÓS DOS DEDOS, E ALICIO QUALQUER SER COM CAPACIDADE RESPIRATÓRIA (SÓ ISSO JÁ ME BASTA, PARA CANSAR A GARGANTA).

...COMO TAMBÉM AVISEI QUE VOU ENFIAR A VIOLA NO SACO, E SORRIR (TEM SIDO, SIM, O CASO) E ESBRAVEJAR DOS UMBRAIS PARA DENTRO.  PORQUE NÃO HEI DE VENCER, EM TERCEIRO LUGAR, NAS PESQUISAS.  E ORA, QUE HÁ TANTO, AINDA, O QUE ARRUMAR, NO MEU CORETO, PARA A ATERRISSAGEM (SEMANA PRÓXIMA, CREMOS) DO ALTO CLERO...


acabou.

ESTURJÃO ENTUPIDO HISTAMÍNICO


A DISTINÇÃO ENTRE ATAQUE E DEFESA É OBSOLETA: A ÚNCA DEFESA É O ATAQUE TOTAL.  (MILLS)

O SEU RUÍDO SERÁ COMO O LEÃO, RUGIRÁ COMO O FILHOTE DOS LEÕES; E RANGERÁ COM OS DENTES, E AGARRARÁ A PRESA,  E . N Ã O . H A V E R Á . Q U E M . L H A .  S  A Q U E (ISAÍAS)

O AUMENTO DO PODER SEM SABEDORIA É COMPLETAMENTE ATERRADOR.  (RUSSEL)
 
OS MONTES SE ABALARAM, E SEUS CORPOS MORTOS FORAM LANÇADOS COMO ESTERCO AO MEIO DAS PRAÇAS.  (ISAÍAS)

A DISTINÇÃO ENTRE MILITARES E CIVIS É OBSOLETA: OS HABITANTES DO MUNDO TORNARAM-SE COMBATENTES ATÔNITOS.  (MILLS)

A BOLA DE FOGO QUE SE FORMA NO MOMENTO DA EXPLOSÃO D ABOMBA H PODE TER VÁRIOS QUILÔMETROS DE DIÂMETRO; O CALOR É ESTIMADO EM CEM MILHÕES DE GRAUS.  (SCHWEITZER)

APARELHOS NORTE-AMERICANOS ATACARAM INTENSAMENTE O TERRITÓRIO NORTE-VIETNAMITA, ARRASTANDO FERROVIAS, DEPÓSITOS DE COMBUSTÍVEIS, PONTES E INSTALAÇÕES DE PROJÉTEIS.  (DOS JORNAIS)

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO MUNDO, OS HOMENS PREPARAM-SE PARA UMA GUERRA - SEGUNDO ELES PRÓPRIOS ADMITEM - NA QUAL NENHUM DOS COMBATENTES VENCERÁ.  (MILLS)

E EIS QUE TUDO SERÁ TIBULAÇÃO E TREVAS, DESMAIO E ANGÚSTIA.  (ISAÍAS)

PREFERIA VOCÊ VIVER NUM MUNDO NO QUAL AMIGOS E INIMIGOS SOBREVIVEM OU EM UM MUNDO NO QUAL AMBOS SÃO EXTINTOS?  (RUSSEL)

E A SOLIDÃO EXULTARÁ E FLORESCERÁ COMO A AÇUCENA.  (ISAÍAS)

. . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

ISSO TUDO SÃO EXCERTOS DE EXCERTOS COMPILADOS POR PAULO MENDES CAMPOS - NOTADAMENTE EM ÉPOCA PASSADA.  ACREDITO QUE ILUSTRE MEU APREÇO POR ISAÍAS, E A NECESSIDADE DA MORTE PRECOCE.  QUANTO À PERGUNTA EM VERMELHO, OPTO, SEM PENSAR QUASE NADA, PELA SEGUNDA HIPÓTESE.  PORQUE OS PRIMEIROS TORNAM-SE, LIGEIRAMENTE E POR MOTIVOS VÃOS OU INEXPLICÁVEIS, OS ÚLTIMOS E ISSO ME TEM CANSADO.