lunedì, marzo 15, 2010

HESTERNOS - DOISNOVEUM

...UM DIADORIM ASSIM MEIO SINGULAR, POR FANTASMA, APARTADO COMPLETO DO VIVER COMUM, DESMISTURADO DE TODOS, DE TODAS AS OUTRAS PESSOAS - COMO QUANDO A CHUVA ENTRE-ONDE-OS-CAMPOS. UM DIADORIM SÓ PARA MIM. TUDO TEM SEUS MISTÉRIOS. EU NÃO SABIA. MAS, COM MINHA MENTE, EU ABRAÇAVA COM MEU CORPO AQUELE DIADORIM - QUE NÃO ERA DE VERDADE. (...) EU DEVIA TER PRINCIPIADO A PENSAR NELE DUM JEITO QUE DECERTO COBRA PENSA: QUANDO MAIS-OLHA PARA UM PASSARINHO PEGAR. MAS - DE DENTRO DE MIM: UMA SERPENTE. AQUILO ME TRANSFORMAVA, ME FAZIA CRESCER DUM MODO QUE DOÍA E PRAZIA. AQUELA HORA, EU PUDESSE MORRER, NÃO ME IMPORTAVA.

O PEITO ESTOURANDO, A LOCOMOTIVA CARDIOTRAQUEAL EM LABAREDAS. NÃO POSSO DEIXAR DE ME REMETER A SUZANNE: FOR YOU'VE TOUCHED HER PERFECT BODY/WITH YOUR MIND.

PRONTO. ESTOU DESOPILADA, ENFIM. PASSO-ME AO RESTO, AOS DEMAIS APARTES.

1- ESSE JEITO DE MAIS-OLHAR... É PECAMINOSO SE AGIR ASSIM, COM GENTE? COM OS OUROS, AS LEGASPIS, OS AGILES, VÁ LÁ. MESMO AS MINHAS ALMÔNDEGAS DE SOJA. MAS COM GENTE? AMAR PODE CHEGAR ÀS RAIAS DA VIOLÊNCIA, PORTANTO? ENTÃO LÁ ME VOU EU SUPLICANDO (ANTES ERA QUASE-SOMENTE SUGERINDO, EU NÃO OUSAVA PERSUASÃO) A DEUS PARA ME DRENAR A TAL DA PANTURRILHA. QUE TENHO MEDO ('Minha mãe, minha mãe, eu tenho medo/Tenho medo da vida, minha mãe.'). ACABOU-SE.

2- DESMISTURADO DE TODOS. NÃO É MAIS DESENCAIXE, É DESMISTURA. ACHEI ISSO TREZENTAS VEZES MAIS HONESTO E FIDEDIGNO, ENTÃO É ASSIM QUE FALAREI COM DJ, DORAVANTE. 'EU HOJE ACORDEI DESMISTURADA. EU HOJE PERDI A CORAGEM DE FALAR COM ALGUÉM. DE OLHAR PARA ALGUÉM. DE SAIR DO MEU NINHO.'

3- E VOCÊS VÃO ME CONDENAR, VOCÊS, QUE SE SABEM PRECISAMENTE QUEM, VOCÊS. VOCÊS VÃO ME CONDENAR SE EU DECLARAR, À MANEIRA DE RIOBALDO, QUE, MORRENDO, NÃO ME IMPORTAVA? QUE BEM QUE VI DE TUDO UM TANTO, E SENTI DE TUDO MAIS QUE UM MERO TANTO? QUE ESTOU TÃO CHEIA, MEU DEUS, QUE GOTEJO? TÃO CHEIA DE IMPRESSÕES, DE JULGAMENTOS (FUNDAMENTADOS), DE OBSESSÕES (MEU ROSA É A MAIS RECENTE), DE VONTADES? DE REMORSO E BILE? ...DE MIOPIA?

1 commento:

  1. Ó. Você está se referindo ao momento em que Riobaldo entende que ama Diadorim.

    "Desmisturado", no meu parco entendimento, tem um sentido de único, de diferente dos demais, de apartado.

    Logo depois ele diz: "Olhei bem para ele, de carne e osso; eu carecia de olhar, até gastar a imagem falsa do outro Diadorim, que eu tinha inventado".

    O desmisturado (amado) era o real, o outro uma invenção. Capisce?

    RispondiElimina

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.