giovedì, dicembre 31, 2009

I AM A WOMAN ON A MISSION

VEM MOLHAR MEU COLO, VOU TE CONSOLAR...
.
MIL NOVECENTOS E NOVENTA E CINCO. SETEMBRO. QUEBREI O CD, FIQUEI AA DERIVA. COM OS VERSOS NA CABECA...
.
E O BELO DESSA SOLITUDINE FESTIVA EH A REMISSAO AO QUE FAZIA BEM AA GENTE. REVISITEI TUDO. TUDO. TUDO. E ME SUBIU A SENSACAO DO AGGIORNAMENTO. PARECE-ME QUE FIZ DIA'LISE. O SANGUE ESTAH RENOVADO.

cohencohencohencohen

I have not been unhappy for ten thousands years. During the day I laugh and during the night I sleep. My favourite cooks prepare my meals, my body cleans and repairs itself, and all my work goes well. .
VOLTEI, PRODIGA, AA VELHA MORADA. PURGADA E, CONQUANTO DETESTE RESOLUCOES, TRANSBORDANDO DELAS. VOU ME ARREMESSAR AOS ESTUDOS A QUE APRECIO. VOU VOLTAR AAS MINHAS CALCADAS TORTAS, EM CAMINHADAS NOTURNAS. VOU PERDER O AZEDUME E A DOCURA. ESTOU TAO CHEIA, MEU DEUS, TAO CHEIA DE BELEZA E EXATIDAO E SERENIDADE, QUE FICA DIFICIL NAO

"This is a song for those who are not nourished by modern love"

I stopped to listen, but he did not come. I began again with a sense of loss. As this sense deepened, I heard him again. I stopped stopping and I stopped starting, and I allowed myself to be crushed by ignorance. This was a strategy, and didn't work at all. Much time, years were wasted in such a minor mode. I bargain now. I offer buttons for his love. I beg for mercy. Slowly he yields. Haltingly he moves toward his throne. Reluctantly the angels grant to one another permission to sing. In a transition so delicate it cannot be marked, the court is established on beams of golden symmetry, and once again I am a singer in the lower choirs, born fifty years ago to raise my voice this high, and no higher. . ISSO EH TAO BONITO, TAO BONITO, TAO BONITO, QUE NAO TENHO PUDORES EM CONFESSAR QUE CAIBO PERFEITAMENTE NO QUE LEIO.

JIBO'IA

I spend my evenings alone talking to your picture, babe Love is wrapped around my heart like a boa constrictor, babe My mother should have murdered me What jury would convict her, babe for love is wrapped around my heart like a boa constrictor, babe O CORACAO AAS VEZES INCHA. MAS PARA QUE SE DEBATER?

Cill Rónáin

Abigail, can you feel my heart in the palm of your hand and do you understand why I can't stay, Abigail? An evil wind is blowing through the land and they need every man to drive it away When I come home if I come home you'll be a grown woman E SE EU SOU JANINE, SUSSU EH ABIGAIL. ESCLARECIDO LINDAMENTE.

'OPIO

...a cada vez, Janine abria-se um pouco mais para a noite. Respirava, esquecia o frio, o peso dos seres, a vida demente ou imobilizada, a longa angústia de viver e morrer. Depois de tantos anos durante os quais, fugindo do medo, correra loucamente sem objetivo, finalmente ela se detinha. Parecia que encontrara suas raízes... ACREDITO QUE TAMBEM EU ESTEJA A POUCOS DIAS DE MINHAS RAIHZES. SAO QUATRO. COMO OS VERTICES DE MINHA VIDA - QUE EU TANTO QUIS MULTIPLICAR, PARA TORNAH-LA MAIS VASTA E, QUIC'A, AGRADAVEL... . ESTOU NUMA TERRA ONDE NAO SE COMEMORA A CHEGADA DE UM NOVO EXERCICIO FINANCEIRO. NUMA TERRA ONDE OS GATOS NAO SE ESTRANHAM, NAO SE REPELEM, NAO ENTERRAM O QUE FAZEM. . NAO POSSO DIZER QUE SINTA A SAUDADE-MAIOR-DO-MUNDO, MAIS, POREM ALGO SE ME PRONUNCIA, E OS JOELHOS FRAQUEJAM. QUATORZE HORAS EM M., NUMA ESPERA POSSIVELMENTE PENOSA, CERTAMENTE LONGA. A ASSINTOTA DA MINHA VIDA. DO MEU PRINCIPIO DE ANO. DO MEU ANSEIO E DA MINHA ALDEIA UMIDA. . DEUS, MEU DEUS, AJUDA-ME.

martedì, dicembre 29, 2009

Não se pode dizer que já não há piedade, não, deuses do céu, nós não cessAmos de falar nela. Simplesmente, já não se absolve ninguém. Sobre a inocência morta pululam os juízes, os juízes de todas as raças, os de Cristo e os do Anticristo, que são, aliás, os mesmos, reconciliados no «desconforto».

A PESTE

(...) e chega talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acorda os ratos e os manda morrer numa cidade feliz. E QUE MICROCOSMO SERIA UMA CIDADE? UM PEQUENISSIMO NUCLEO DOMESTICO, ENTENDO - E SEM ERRO, DIRA ALGUEM, SEM DUVIDA - PODE SER UMA CIDADE.

lunedì, dicembre 28, 2009

NAO ACREDITO QUE JA TENHA, VERDADEIRAMENTE, DESEJADO A MORTE DE NINGUEM. HOJE (ONTEM, EM VERDADE) DISSERAM-ME QUE A LIVIDEZ DO MEU CORACAO EH FACILMENTE DETECTAVEL. QUE NAO IMPORTA O QUANTO EU FALE, QUE NADA DELATA NENHUMA FALTA DE FRANQUEZA. ACHEI ISSO O ELOGIO MAIS BONITO QUE JA RECEBI (EM VIDA, PORQUE TAO LOGO ESPALHE-ME EM TUMBA, UMA TEMPESTADE DE PALAVRAS DULCILIMAS HA DE ME ENSOPAR, VISTO QUE TODOS OS FALECIDOS SAO BEATIFICADOS), E, FRENTE AO 'CULTA', QUE O SUFIXOU, GANHOU CORES AINDA MAIS BERRANTES. . E ENTAO CAIH EM MIM E VI QUE MUITO DO QUE EU DIGO PARECE DEMAGOGIA. MAS NAO O EH. ACABOU-SE.

venerdì, dicembre 25, 2009

O LIVRO DO ANSEIO

I can’t make the hills
The system is shot
I’m living on pills
For which I thank G-d
I followed the course
From chaos to artDesire the horse
Depression the cart I sailed like a swan
I sank like a rock
But time is long gone
Past my laughing stock
My page was too white
My ink was too thin
The day wouldn’t write
What the night penciled in
My animal howls
My angel’s upset
But I’m not allowed
A trace of regret
For someone will use
What I couldn’t be
My heart will be hers
Impersonally
She’ll step on the path
She’ll see what I mean
My will cut in half
And freedom between
For less than a second
Our lives will collide
The endless suspended
The door open wide
Then she will be born
To someone like you
What no one has done
She’ll continue to do
I know she is coming
I know she will look
And that is the longing
And this is the book

A BEATITUDE DO MEU COHEN, DE QUEM ANDO DISTANTE, POR PURA FALTA DE BOM SENSO. SE MEU PER'IODO SE ALARGAR AQUI, PEC(CEDILHA)O AA DOUTORA QUE MO ENVIE PELA MALA, O LIVRO DE ONDE VEIO ESSE PREFACIO. A MINHA PENICILINA.

giovedì, dicembre 24, 2009

A AURORA DA MINHA VIDA

FAZ UM BOCADO DE TEMPO QUE ME SINTO MORTA, PORTANTO. MEU CORAÇÃO ANDA ANALGESIADO. NÃO ACORDO MAIS COM A LUZ PELA VIDRAÇA TÃO GENEROSA DO QUARTO. ANDO CEGADA PELOS OUROS E PREGAS EM SOBRETUDOS. VOU PASSAR O NATAL EM COMPANHIA DE ANIMAIS (QUE SE PORTAM MAL, MAS SALTITAM E SE ME APROXIMAM DA CABEÇA ASSIM QUE A MADRUGADA NOS ATACA) E MUITA MÚSICA. MAS POR ESPONTANEÍSSIMA VONTADE. EM VERDADE, POR MINHA CONTA E RISCO.

A CARAPUÇA NÃO TEM DE SERVIR, DESTA VEZ

ACHO QUE VOU DIZER ISSO EM RELAÇÃO A MA'RUF. ANO PRÓXIMO. OLHOS EMBOTADOS E CORAÇÃO AOS FRANGALHOS.

mercoledì, dicembre 23, 2009

ADELIA PRADO

"Eu quero amor feinho. Amor feinho não olha um pro outro. Uma vez encontrado, é igual fé, não teologa mais. Duro de forte, o amor feinho é magro, doido por sexo e filhos tem os quantos haja. Tudo que não fala, faz. Planta beijo de três cores ao redor da casa e saudade roxa e branca, da comum e da dobrada. Amor feinho é bom porque não fica velho. Cuida do essencial; o que brilha nos olhos é o que é: eu sou homem você é mulher. Amor feinho não tem ilusão, o que ele tem é esperança: eu quero amor feinho." UMA VEZ COMPREI LIVRO DELA. NAO GOSTEI, DEVOLVI. MAS O AMOR FEINHO EH UMA DOCURA QUE PRECISO TRANSCREVER.
ELIMINEI PARTE DA MINHA VISAO, NO QUE TENTEI ENTENDER O QUE DEUS ME PROIBIU. E SE EU ANTES ENXERGAVA COM ILUSAO E NEBLINA, HOJE TUDO SE TORNOU DURO E LIMPIDO. E NADA PARECE TAO GORDUROSO E CHEIO DE POSSIBILIDADES COMO ONTEM.

JOÃO CABRAL E SEU AMOR FERIDO

O amor comeu as frutas postas sobre a mesa. Bebeu a água dos copos e das quartinhas. Comeu o pão de propósito escondido. Bebeu as lágrimas dos olhos que, ninguém o sabia, estavam cheios de água. .

O AMOR, SEMPRE TÃO DURO, MAS SUPERESTIMADO - MUI PROVAVELMENTE POR QUEM NUNCA O EXPERIMENTOU, A FUNDO. AMOR NÃO É COISA COM QUE SE BRINQUE, NÃO É COISA QUE SE DOE - PORQUE REGALO DE PÉSSIMO GOSTO E MANUTENÇÃO ONEROSÍSSIMA. AMOR É AQUILO QUANTO A QUE MÃES AMOROSAS - E PORTANTO TRAUMATIZADAS - DEVIAM ADMOESTAR A CRIA. 'NÃO SE META A ISSO, MEU FILHO, QUE FERE, RACHA E MATA'.

FAUSTO

PARA AS FESTAS DA AGNOIA VI-TE CHEGAR, COMO HAVIA SONHADO JÁ QUE CHEGASSES: VINHA TEU VULTO TÃO BELO EM TEU CAVALO AMARELO, ANJO MEU, QUE SE ME AMASSES, EM TEU CAVALO EU PARTIRA SEM SAUDADE OU PENA OU IRA.
É M. FAUSTINO (DOS SANTOS E SILVA. NASCIDO EM TERESINA, 1930, E MORTO TÃO JOVEM, COM APENAS 32 ANOS), A QUEM ME DEDICO, NA ENTRADA DO ANO. UMA BELEZA CHEIA DE VOLUTAS.

martedì, dicembre 22, 2009

If you want me to stay, I will stay by your side. I won't run far. I can always be found.

VINTE E TANTOS DIAS. SESSENTA ALÉM DELES. E DEUS, QUE NÃO ME RESPONDE O QUE FAZER?
QUANDO, UM DIA, O GUARDA ME DISSE QUE EU ESTAVA LÁ HÁ CINCO MESES, ACREDITEI, MAS NÃO COMPREENDI. PARA MIM, ERA SEMPRE O MESMO DIA, QUE SE DESENROLAVA NA MINHA CELA, E ERA SEMPRE A MESMA TAREFA QUE EU PERSEGUIA SEM CESSAR. NESSE DIA, APÓS O GUARDA TER SAÍDO, OLHEI-ME NA MINHA BACIA DE FERRO. PARECEU-ME QUE A MINHA IMAGEM FICAVA SÉRIA , MESMO QUANDO TENTAVA SORRIR PARA ELA. AGITEI-A DENTRO DE MIM. SORRI, E ELA CONSERVOU O MESMO AR SEVERO E TRISTE. O DIA ACABAVA E ERA HORA DE QUE NÃO QUERO FALAR, A HORA SEM NOME, EM QUE OS RUÍDOS DA NOITE SUBIAM DE TODOS OS ANDARES DA PRISÃO, NUM CORTEJO DE SILÊNCIO. MEU ESTRANGEIRO. LEMBRANDO-ME DE QUE O TEMPO PASSA SEM QUE PERCEBAMOS, POR VEZES. MAS QUE HÁ AS HORAS SEM NOME. A MINHA É TRÊS DA MANHÃ. PORQUE A MANHÃ FAZ QUE VEM, MAS NÃO VAI. E EU ESTOU VIVA, MAS EM CERCA DE DEZ MINUTOS, O COMA ME VISITA. E TUDO FICA DURO E NEBULOSO.

mercoledì, dicembre 16, 2009

Si he de morir quiero que sea contigo&&&

PASSEI PAR DE DIAS (PAR? PARES) SEM COMPUTADOR DOMESTTICO. EM VERDADE, MEU UNICO CONTATO COM O MUNDO EXTERNO ERA POR MEIO DO SUOR QUE EXSUDAVA A PELE, QUAMANHA (PALAVRA DELICIOSA, QUE APRENDI EAVESDROPPING, COM KL) A ENFERMIDADE QUE ME ACOMETEU.
.
ENFIM. DESCOBRE-SE SEMPRE (MUITO) COM ESSAS OCASIOES QUE BATIZO, DESTA VEZ EU (PORQUE PMC NAO PATENTEOU A EXPRESSAO), 'PERIGOSAS'. MAIS DO QUE ISSO, SE EH PARA CITAR ESCRITORES, DANGERISSIMAS (CDA). POIS SIM. DESCOBRI (E ENUMERO MEUS TOPICOS, COMO NUM MEA CULPA):
.
1- QUE A FALTA DE EXTERIORIZACAO DO PENSAMENTO PODE ANIQUILAR UMA ALMA. SUA SANIDADE, PELO MENOS;
.
2- QUE MONGES SAO SERES EXTRAORDINARIOS. EXTRAORDINARIOS. SUBLIMACAO EH COISA SOBRE-HUMANA;
.
3- QUE A EMENDA, MUITISSIMAS VEZES, EH REALMENTE MAIS GRAVOSA QUE O SONETO. O DESAPARECIMENTO DOS MEUS ACENTOS E SINAIS GRAFICOS; A DESINSTALACAO (EXTRACAO CIRURGICA, EU DIRIA) DE PROGRAMAS E FAVORITOS; O SOLAPAR MALICIOSO DOS MEUS ANTIGOS DOCUMENTOS; TUDO ISSO ME RESTOU DE SEQ"UELA;
.
4- QUE DOENCAS SAO ACONTECIMENTOS EXCEPCIONAIS. AGUA QUENTE PASSA A CORTAR A PELE FEITO NAVALHA, A MERA DUPLICACAO DO 'L' NA PALAVRA STRACCIATELLA EH CAPAZ DE ENSEJAR O VOMITO. MAIS DO QUE ISSO? TODAS AS CORES SE VAO. EU ARRISCARIA CITAR 'A ESPERANCA', TAMBEM, MAS ISSO NAO SOARIA MUITO ORIGINAL. ASSIM, QUEIRA O J'URI DESCONSIDERAR O ALEGADO/PROVADO. *POREM SEM PREJUIZO DO CONVENCIMENTO DELE FATALMENTE ADVINDO*;
.
5- SEM O ASFAR EU SOU POUCO, OU QUASE NADA.
.
&&&P.S: A YOLANDA SEMPRE ME POVOA A MENTE (CORACAO?), NAO IMPORTA ONDE OU COMO. QUICA POR QU^E...

lunedì, dicembre 14, 2009

Si me faltaras no voy a morirme

EU TROCARIA QUALQUER VERDE-RUBRO DE MISSLE TOE POR UM PEDAÇO DE SOL DAS OITO DA MANHÃ NA PELEZINHA QUE ME RECOBRE O MAXILAR OSSUDO.

lunedì, dicembre 07, 2009

O JOGO SAGRADO PE PÔQUER

Let's meet tomorrow if you choose upon the shore, beneath the bridge that they are building on some endless river Then he leaves the platform for the sleeping car that's warm You realize, he's only advertising one more shelter And it comes to you, he never was a stranger And you say ok the bridge or someplace later.

O CORDÃO ESTRANGULADO, NÃO MAIS ESTRANGULANDO

Eu não Eu não vou desesperar Eu não vou renunciar Fugir ...MAS E SE EU PRECISAR FUGIR?

PEQUENA VIAGEM AO CÉU NAS ASAS DO SEU... DO SEU AMOR

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. EU QUERO QUE O ASFAR PENSE ASSIM. SEMPRE. NÃO QUE ALCANCE ESSA SUTILEZA DE RACIOCÍNIO, MAS QUE ACHE NATURAL O AMOR - POR HAVER SIDO CRIADO NELE.

domenica, novembre 29, 2009

Mas um dia talvez, quando estivermos prestes a morrer de esgotarem <> e ignorância, eu possa renunciar aos nossos túmulos espalhafatosos para ir deitar-me no vale sob a mesma luz, e possa aprender pela última vez aquilo que sei.
.
CAMUS É MEU SEGUNDO ANTIBIÓTICO, NESTE FERIADO ERMO. E ME LEVA A RECALCULAR MINHA MORTE. SOBRETUDO PORQUE EU NUNCA QUIS ABRIR MÃO DE UM FAUSTO PÉTREO, COM LÁPIDE E ANJOS DE GESSO.

venerdì, novembre 27, 2009

EU PRECISAVA DELE, ELE PRECISAVA ESTAR EM OUTRO LUGAR. E TUDO O QUE ERIGI, EM TECNICAMENTE POUQUÍSSIMAS HORAS, TUDO O QUE ERIGI VIROU NÃO AQUELA NEBLINA - QUE É MINHA MÃE DENTRO DE MIM -, MAS UMA TEMPESTADE DE AREIA LIGEIRA E DEVASTADORA.
.
E EU, QUE NÃO ENTENDIA ESSAS REAÇÕES DE QUEM PERDE O FILHO AINDA NOVO, ESSE SOFRIMENTO QUE ME PARECIA SEMPRE TÃO EXAGERADO, TÃO CHEIO DE OUTRAS COISAS QUE NÃO DE DOR VERDADEIRA, EU HOJE ME SINTO CASTIGADA.
.
ACALENTEI UM CORPO INERTE. BEIJEI E AMEI, COM TUDO O QUE TINHA POR DENTRO, UM CORPO QUE NÃO PRECISAVA MAIS DE MIM. MAS MEU MA'RUF, CASO NÃO HAJA PÓS-MORTE, PELO MENOS SE ENCONTRA NO PEQUENO MORGUE DO DOUTOR CHRIS, O HOLANDÊS DE TEZ QUEIMADA QUE ME MATOU PELA SEGUNDA VEZ, NO QUE ME DISSE QUE AQUILO ERAM 'SÓ GASES'.
.
E DEUS ME PRIVOU DE OUTRO MILAGRE.

mercoledì, novembre 25, 2009

ESCANCARE AS CORTINAS, PORQUE DIA COMO ESTE AINDA ESTÁ POR VIR

HOJE EU DISSE À MINHA TETÉ QUE A SOLUÇÃO PARA QUALQUER ESPÉCIE DE TÉDIO OU MELANCOLIA É A RELEITURA.
'E ERA COMO SE BATESSE QUATRO BREVES PANCADAS À PORTA DA DEGRAÇA.'

lunedì, novembre 23, 2009

Decisão de vender alma é afoitez vadia

Amor vem de amor. Digo. Em Diadorim, penso também - mas Diadorim é a minha neblina...
ESTIVE RELENDO EXCERTO DE GRANDE SERÃO VEREDAS. E FIQUEI ESTAGNADA NESSE PEDAÇO. E IMAGINEI QUAL SERIA A MINHA NEBLINA, ALÉM DA FAMÍLIA QUE DEIXEI POR ESTE TEMPO QUE JÁ SE FAZ LONGO - E QUE NO NATAL O SERÁ MAIS AINDA. COMO SE TRIPLICADO, DE SÚBITO.
.
A MINHA NEBLINA É UMA COISA INCERTA, EM CORES PÁLIDAS, QUE ME ALISA O CORAÇÃO EM TOQUES POUCO PREMENTES. POUCO FEROZES. POUCO IMPACIENTES. E TALVEZ POR ISSO SE ME PAREÇA TÃO CONFORTANTE.
.
POIS DEUS ME DEU UM CASTIGO, JÁ FARTO DE ME ADULAR COM VISÕES ESTONTEANTES E DIAS MACIOS. DEUS ME DISSE, CORRIGINDO AQUILO DO MÊS PASSADO: 'POIS EU AGORA LHE PONTUO CADA SONO COM PESADELOS TERRÍVEIS. E EM NENHUM SONHO MENOS ATRIBULADO, APARECERÁ A SUA MÃE'.
.
E É POR ESSE MOTIVO QUE ELA É MINHA NEBLINA.

TODO MUNDO TRAZ UM CORAÇÃO FAMINTO

POR VEZES, ELE PEDIA A DEUS QUE ELA RETORNASSE. E ISSO FOI DURANTE O INVERNO, QUE NAQUELE ANO, EM PARTICULAR, PARECIA PALPÁVEL, NOS VENTOS DO PRINCIPIOZINHO DA MANHÃ.

.

ENVOLTO EM DÚZIAS DE PANOS E PÊLOS HIRTOS, A PELE DELE SOFRIA, AOS CALAFRIOS. E TUDO A FUSTIGAVA, MESMO O QUE VINHA DE DENTRO.

.

É QUE ELE ESTAVA, POR FIM, AMANDO. AMANDO A AUSÊNCIA DELA. A MEMÓRIA DESBOTADA DOS DENTES DELA, DO ÂNGULO ACENTUADO DO QUEIXO, DO PAR DE BRINCOS - CUJOS DETALHES ELE ENTÃO INVENTAVA, PORQUE, FOSSE MESMO REPARAR, NUM RETORNO ABSOLUTAMENTE INFACTÍVEL AO PASSADO, NÃO EXISTIAM. ERAM, EM VERDADE, ARGOLAS LISAS E FINAS.

.

MAS ACONTECE QUE ELA ERA LINDA. LINDA. LINDA. E TUDO NELA ERA PASSÍVEL DE LEMBRANÇAS, QUE ELE ESCOLHIA JULGAR PRECISAS. E MESMO O DISCURSO DELA ERA TÃO MELODIOSO E RICO, QUE ELE CRIAVA APARTES QUE PODERIA, À ÉPOCA, FAZER, PARA IMPRESSIONÁ-LA. TODOS INÚTEIS, TERRIVELMENTE TARDIOS.

.

POIS ERA ASSIM QUE SE OCUPAVA, NO QUE AMANHECIA. EM REDESENHAR OCASIÕES BERRANTES, EM QUE TUDO ERA EXCESSIVO E MARAVILHOSO. EM QUE ELA RETORNAVA PARA CASA COM ELE. EM QUE HAVIA MÚSICA E POUCO TRÁFEGO, DE FORMA QUE AS RUAS SE ABRIAM À SUA PASSAGEM.

.

MAS EIS QUE O FRIO DESAPARECEU. E ELE SE SENTIU REPENTINAMENTE SÓBRIO, COMO SE TUDO ANTES NÃO PASSASSE DE EBRIEDADE. MAIS DO QUE ISSO, ELE SE VIU RIDÍCULO E FEIO E SÓ. MEIO CALVO, ATÉ. E O GOSTO DOS CIGARROS ERA AGORA DETESTÁVEL.

.

SACUDIU A BARRA DA CORTINA, PRESA NA QUINA DA MESINHA. OS OLHOS NOTAVAM, EXAUSTOS, QUE A SALA ERAM APENAS RUÍNAS DE GUERRA.

.

NO DIA SEGUINTE A ESSE LAMPEJO TÃO DOLORIDO, O HOMEM VISITOU O DENTISTA. EXTRAIU OS SISOS. AFINAL. REDESCOBERTO.

domenica, novembre 22, 2009

POIS QUE FOI ASSIM

E NO MEIO DO SONHO/PESADELO, ELE SE VIROU PARA TRÁS E AQUELA PENUMBRA SUBITAMENTE SE DESFEZ. ESTAVA, POR FIM, ILUMINADO, E HAVIA ELA. E HAVIA A CRIANÇA. E ESTAVAM AMBAS VIVAS E OFEGANTES, COMO SE O HOUVESSEM PROCURADO LONGAMENTE, POR LANCES INTEIROS DE ESCADA. POR DIAS. INANES.
.
O CORAÇÃO, MESMO NO SONHO - EM QUE POR VEZES ATÉ DOR SE SENTE, E FOME, E FRIO -, MESMO NO SONHO LHE SALTAVA POR ENTRE OS PULMÕES. E LHE SUBIA PELA GARGANTA, E ESTACIONAVA, CONTRARIADO, A TRÊS DENTES DA PONTA DA LÍNGUA. A ANGÚSTIA ERA IMENSA, E TOMAVA FORMAS.
.
FOI ENTÃO QUE ELA, QUE VESTIA UM VESTIDO MUITO LONGO, TRANSFIGUROU-SE EM ALGO QUE DEPOIS ELE NÃO SABERIA EXPLICAR. O CERTO É QUE JÁ NÃO ERA MAIS ELA, E DE QUE LHE SERVIA, A ELE, UMA CRIANÇA, SEM A MÃE? E ACORDOU. JÁ RACHADO DE DESGOSTO.
.
OS DIAS, SEM A FAMÍLIA, PASSAVAM-SE-LHE DESSA FORMA. ENTRECORTADOS POR MOMENTOS DE DESVARIO SONHADO, EM QUE ELA SURGIA E ENTÃO SE ESVAÍA, DEIXANDO-O SEMPRE AOS FRANGALHOS. CURIOSAMENTE, A FILHA NUNCA ERA SUFICIENTE, MESMO QUE EM ALGUMAS VEZES RISSE BEM ALTO, OU ENTÃO CHORASSE, OU LHE ATIRASSE BEIJOS OU SE CURVASSE AO CHÃO. O FATO É QUE TALVEZ ISSO TUDO FOSSE A SUBCONSCIÊNCIA DELE GRITANDO QUE DA FILHA ELE EM VERDADE NÃO PRECISAVA. NEM MORTA E NEM VIVA.
.
OS SUSPIROS VINHAM SOFRIDOS. NEM MORTA E NEM VIVA. E SE ACASO ELE MERECESSE TODO O TORMENTO? PODIA SER QUE DEUS, COM QUEM NUNCA TECIA CONVERSAS MUITO PESSOAIS, LHE ESTIVESSE SENDO DURO. ENFIM. PORQUE DEUS SABIA - ORA, QUE DEUS SABE DE TUDO - QUE ELE SEMPRE ESTIVERA CIENTE DOS SEUS PECADOS, E QUE MESMO ASSIM ESCOLHIA REPETI-LOS. HORA A HORA, DIA A DIA. EM CADA PORMENOR. EM CADA PORMENOR PRAZEROSO.
.
- 'MATAR A SI MESMO É PECADO?'- PENSOU ALTO, FEITO UMA CRIANÇA EM UM FILME BOBO. 'PORQUE SE MATAR A SI MESMO FOR PECADO, MEU DEUS, É ISSO O QUE EU TENHO DE FAZER, SENÃO HOJE, DAQUI A MEIA HORA. NO MÁXIMO.'
.
E A GAMA DE OPÇÕES MENOS DOLOROSAS RESPLANDECIA-LHE NA MENTE. NÃO PODIA ARCAR COM NADA MUITO LENTO, OU O ARREPENDIMENTO SE ESTENDERIA DE TAL FORMA QUE, MAIS DO QUE SIMPLES TORTURA, SERIA CAPAZ DE LHE DISSUADIR DA PROEZA. E BUSCAR AJUDA.
.
MAS AQUELA AINDA ERA UMA QUINTA-FEIRA. DENTRO DE NO MÁXIMO CINCO HORAS ELE DEVERIA APARECER, SEMPRE FINGIDO, NA REPARTIÇÃO. OU SENTIRIAM SUA FALTA. NÃO QUE O AMASSEM, MAS O SERVIÇO SE EMPILHANDO SOBRE UMA MESA SEMPRE ATRAI OLHARES REVOLTOSOS. E A DISTÂNCIA ENTRE OS OLHARES REVOLTOSOS E UM TELEFONEMA É MAIS CURTA DO QUE MUITA GENTE IMAGINA.
.
E FOI ASSIM QUE ELEGEU O SÁBADO. AO ENTARDECER. MUITO BEM-VESTIDO E, POR QUE NÃO, BANHADO E PENTEADO. ENTÃO, O DIA DE SUA MORTE SERIA UM SÁBADO. DIA DOZE? - INDAGOU-SE, AINDA AÉREO. POIS SIM. UM SÁBADO DOZE. LOGO ELE, QUE DETESTAVA ESSA PARTEZINHA DO MÊS, ESSE HIATO ENTRE O PRINCÍPIO E O MEIO.

giovedì, novembre 19, 2009

AUDIÊNCIA COM SÃO BERNARDO

E DAS COISAS QUE ME PERTURBAM, ESSA AINDA ESTÁ NO DEGRAUZINHO MAIS ALTO. MAS VOCÊ TEM SUAS OCASIÕES SOCIAIS, COMPREENSIVELMENTE, E MESMO AS LABORAIS - AO PASSO QUE EU ENCERRO A BOUTIQUE CEDO. E ME PERCO NESSE SONO VESPERTINO, CABEÇA NO SOLZINHO FRACO, DE FINS DE NOVEMBRO.
.
MAS, POR FAVOR, DRUNK-CALL ME.

MOBILE TRICKS

Where could she be?

Was that a minute or an hour?

Where could she be?

She turns the hours into days.

Kill me phone, cover the cage

And wait for the doorbell to ring

MAS A GAIOLA ESTÁ LACRADA. SÓ ME FALTA A BETHÂNIA APAGAR A LUZ E LIGAR O GÁS.

lunedì, novembre 16, 2009

A felicidade não é o fim da paixão?

SERÃO MUTUAMENTE EXCLUSIVAS, SUSCITA SPONVILLE? ENTÃO É ISSO? E QUE FALTA FAZEM UMA OU OUTRA, À VIDA DA GENTE?
O QUE EU GOSTO DO SPONVILLE É EXATAMENTE ISSO. PRECISAMENTE ISSO. UM MUNDO DE INTERROGAÇÕES, TODAS ABJETAS. É-SE CAPAZ DE PERDER UM DIA, CONCATENANDO OPINIÕES ÀS GRANADAS QUE ELE JOGA. E, A PROPÓSITO, O AMOR NÃO PASSA DO QUE DIZ ELE, CITANDO PLATÃO: A MAIS ABSOLUTA AUSÊNCIA. E SAUDADE, ORAS, SAUDADE É AMOR SANGRADO.

De admiração maligna franze o sobrolho esguio.

AND IT'S YOU
AND IT'S MAY
AND WE'RE SLEEPING THROUGH THE DAY
AND I'M FIVE YEARS AGO
AND THREE THOUSAND MILES AWAY.

sabato, novembre 14, 2009

DIMANCHE

E VOCÊ, QUANDO QUER, ME TRAZ O CORAÇÃO AOS PULOS, ME CORTA A RESPIRAÇÃO, ME ENCERRA DE TODO. E MESMO QUE AINDA NÃO SE TENHA SENTADO PARA COMER, CÁ JÁ PASSA DA UMA DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, QUE É QUANDO EU MAIS QUERIA ESPALHAR OS BRAÇOS PELA SUA GARGANTA. E GRITAR, E RIR BEM ALTO, BEM LEVE. E LHE DESPEJAR TUDO O QUE DE BONITO TENHO VISTO, E LHE ARRANCAR QUALQUER DESCONFORTO. OU TÉDIO.
.
MAS ENQUANTO NÃO O ALCANÇO, AQUIETO-ME SOB ESSA ONDA ESPESSA, E DEIXO O COMPUTADOR A MEIO METRO DE DISTÂNCIA DOS OUVIDOS. JUST IN CASE.
E ESSE MUNDO DE PORTAS, DE MAÇANETAS RELUZINDO NO FUNDO DOS OLHOS, E ESSE LABIRINTO TÃO ABENÇOADO, DE LINDO E COLORIDO, E ESSA COISA TODA ME SACODE OS OMBROS E DIZ: '...'

mercoledì, novembre 11, 2009

DEDOS LONGOS, TÃO DISTANTES

Bend down to me from your mist and vines O high one, long-fingered and deep-seeing Bend down to this sack of poison and rotting teeth and press your lips to the light of my heart ANTES QUE POR UM MOMENTO EU ME ESQUEÇA DE QUE HÁ JEITO, HÁ SAÍDA, HÁ CONFORTO E HÁ ILUSÃO.
You'd sing too if you found yourself in a place like this
You wouldn't worry about whether you were as good as Ray Charles or Edith Piaf
You'd sing
You'd sing not for yourself
but to make a self out of the old food rotting in the astral bowel
and the loveless thud of your own breathing
You'd become a singer faster than it takes to hate a rival's charm
and you'd sing, darling
you'd sing too
E ESTOU COM MEDO DISSO.

NINGUÉM LHE ESCUTARÁ OS BERROS. MENTAIS

E SE VOCÊ ESTIVER TRANCAFIADA NUMA GAIOLA MUITO BRANCA E MUITO VASTA; PERFUMADA; AREJADA; ONDULADA DE MÚSICA A UM TEMPO ESTRANHA, PORÉM NÃO NOVA, QUIÇÁ ANTES COGITADA; POUPANDO A ÚVULA, MAS CASTIGANDO O CORPO, EM REPOUSO RIDICULAMENTRE TUMULTUADO?

AS ROSAS DE SOFIA FAUSTINA

TÃO FINO O ANJO, E A BESTA ONDE MONTEI TÃO SERENA, QUE POSSO, DAMAS, DIZER-VOS, E A VÓS, SENHORES, TÃO SERVOS DE OUTRA FESTA MAIS TERRENA NÃO MORRI DE MALA SORTE, MORRI DE AMOR PELA MORTE. . LEMBREI-ME, DE PRONTO, DE ANDREW SOLOMON, E SUA QUADRIPARTIÇÃO DOS SUICIDAS.

lunedì, novembre 09, 2009

MINHA ABSOLUTA FELICIDADE DESTE NOVE DE NOVEMBRO.
........Bom, não sei o que pensar, sinceramente. Eu, que meço 1,60m mal medidos, se me ponho com sabrinas calçadas, não me deixam comprar cigarros.
.
POIS, POIS. NÃO MEÇO, EU, 1,60-MALMEDIDOS, NEM TAMPOUCO VISTO-ME OS PÉS COM SABRINAS CALÇADAS (QUE SÓ AGORA FUI DESCOBRIR O QUE ERAM, ENCANTADA), SALVO EM OCASIÕES EXTREMAMENTE MATUTINAS.
.
MAS O FATO É QUE, COMO ESSA ANÔNIMA TÃO DESGOSTOSA, TAMBÉM ME INDIGNEI DIANTE DO NOVO DECRETO DE ANNA WINTOUR. POR QUE ELA NÃO SE INSURGE CONTRA GORDURAS EXPOSTAS, NA REGIÃO DA CINTURA, BRAÇOS E COXAS; OU BRINCOS DE PENA? OU UNHAS DE ABUTRE (SE BEM QUE AS MINHAS, NA SEMANA PASSADA, ANDAVAM BEM POR AÍ); OU ZIRCÔNIAS? OU PLATAFORMAS?
.
PERDOE-ME DEUS, TRANSUBSTANCIADO NO COLETIVO HUMANO, MAS É QUE ADQUIRI ESTAS JÓIAS QUE, SUBITAMENTE, PARECE QUE ME AUTORIZARAM A CRITICAR A PLNOS PULMÕES TUDO DE QUE EU SECRETAMENTE DISCORDAVA.

giovedì, novembre 05, 2009

A primrose by the river's brim

A yellow primrose was to him,

And it was nothing more.

BUIU É MINHA PRIMROSE. E ELA NÃO É MAIS NADA, PORQUE NÃO PRECISA SER MAIS NADA. ABASTECE-ME, ASSIM, TÃO AO LONGE, COM SUAS COMPARAÇÕES MELODIOSAS, QUE, SE NÃO ME PROVOCAM O RISO, AO MENOS ESGARÇAM-ME OS BEIÇOS, NUM SILÊNCIO CONFORTÁVEL.

MY INSIDES ARE SCREAMING

AÍ DEUS ME VEM E, NUM GOLPE DE FOICE, ABRE-ME O ESTERNO. E EU VOU, PARADOXALMENTE, CICATRIZANDO. A FERIDA AERADA.
.
O AMOR TÃO GRANDE QUE SINTO PELOS MEUS, ESSE AMOR TÃO GRANDE QUE SINTO ESTÁ PULSANDO MESMO NA PONTA DOS DEDOS. E EU TEMO PELOS DEGRAUS, E EU TEMO PELOS CAMINHOS ONDULADOS DE PARALELEPÍPEDOS, QUE MEU ANDAR JÁ NÃO É MAIS TÃO DURO OU RESPONSÁVEL. PORQUE MINHA GEMA MOLE ESTÁ EXPOSTA.
.
A SAUDADE EM PLENA METÁSTASE.
IMERJA A SUA ALMA. EM AMOR.
COMO ESCREVI EM OUTRA POSTAGEM, TRY TELLING SOMEONE WITH A SIMPLE GRIN. E ACONTECE QUE O MEU SORRISO, MARITA, O MEU SORRISO NÃO É DAQUELES QUE INUNDAM UM CÔMODO, OU QUE CEGAM, MAS O MEU SORRISO, MARITA, O MEU SORRISO FAZ COM QUE SE DESVIEM OS OLHOS. O MEU SORRISO AMEAÇA E MUTILA. O MEU SORRISO É ESSA COISINHA DENSA QUE SOCORRE APENAS AO MEU CORAÇÃO.
.

mercoledì, novembre 04, 2009

E SEI PRECISAMENTE O QUÊ. E SEI QUE CABERIAM, COMPACTADOS, NUMA GAIOLA CUJA ALÇA ME CALEJARIA AS MÃOS, MAS QUE TAMPOUCO SE DESVENCILHARIA DELAS - POR CALÇADAS ESTREITAS, POR PEDRINHAS PORTUGUESAS, SOB SOL QUASE AZUL, E CÉU AMARELO.
.
A PAZ QUE SINTO NESTE PRECISO MOMENTO MINIMIZA A DOR DA ABSTINÊNCIA, TODAVIA. E ISSO É BOM, MESMO QUE NÃO EXATAMENTE MERECIDO. EU ME RECORDO DE UM DIA, CHUVEIRO DO ANTIGO APARTAMENTO DA MINHA MÃE, EU CHORANDO E REZANDO A DEUS APENAS PARA DISSOLVER ESSA COISA TÃO CRUEL - QUE É A SAUDADE.
.
APONTE-ME 'MIL PUNHAIS EM CHAMAS'; TORÇA-ME OS BRAÇOS, AS MÃOS; ENCARCERE-ME SOB LENÇÓIS MUITO BRANQUINHOS E SUFOCANTES, MAS POR MISERICÓRDIA, NUNCA ME INFLIJA A SAUDADE.
.
P.S: BUIU, VOCÊ ENTENDEU ISSO TUDO?