mercoledì, febbraio 07, 2007

Art. 911. Considera-se legítimo possuidor o portador do título à ordem com série regular e ininterrupta de endossos, ainda que o último seja em branco. Parágrafo único. Aquele que paga o título está obrigado a verificar a regularidade da série de endossos, mas não a autenticidade das assinaturas. Endosso no Direito brasileiro, é um ato unilateral, solidário e autônomo, pelo qual se transfereM os direitos emergentes de um título, garantindo-o. O endosso, além de transferir o título, é uma garantia. TUDO DE UMA ASPEREZA INEFÁVEL.... NUMA PALAVRA TÃO BONITA. NUNCA FUI MUITO AFEITA AO DIREITO COMERCIAL, EMBORA DMIRE UM BOM ENDOSSO, PORQUE DETENTOR DE QUALIDADES TÃO DESEJÁVEIS NUM SER HUMANO... E ISSO ME REMETE A EMBOÇO - QUE ERA COM O QUE EU DEVERIA ESTAR TRABALHANDO NESTE PRECISO MOMENTO. O EMBOÇO É O QUE, NAS PALAVRAS DO MACHADO DE ASSIS, 'SERVE DE LINHA PARA MUITA AGULHA ORDINÁRIA'. PREFIRO DIZER "Também eu tenho servido de EMBOÇO a muitO REBOCO ordináriO!" POIS TENHO SAUDADE, SIM, DE SALTITAR PELA OBRA. DO CHEIRO DA ARGAMASSA. DE ACHAR QUE TUDO PARECERIA MENOS CLAUSTROFÓBICO, CAIADAS AS PAREDES...

1 commento:

  1. ... posso endossar, mas não garanto; você terá de acreditar em mim, a despeito de reconhecer comigo a precariedade da transação. De toda e qualquer transação.
    Da perspectiva das relações, o que o direito não faz? Direito defensivo: a idéia de que é possível uma vida com garantias!...

    A qualidade têxtil da roupa de Machado pode não ser a ideal, mas é a que termina sempre nos apetecendo.

    Logo, começarei a construir uma casa. Aprecio muito paredes caiadas - embora o branco da cor lembre hospícios. Então, optarei pela ferrugem aparente dos tijolos crus; sai mais em conta, e garante melhor isolamento térmico.

    Garante?...

    Inté!

    RispondiElimina

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.