mercoledì, luglio 30, 2008

MATERNIDADE

O NOME DELA É JOANINHA. FOI DONA LOURDES QUEM A BATIZOU. ESTÁ PRENHA, DENTRO EM POUCO MULTIPLICA-SE POR TRÊS OU QUATRO. ESSE PELINHO RUÇO-DOIRADO ME REMETE AO HEMERSON, O CABELEREIRO QUE FAZ EXPERIMENTOS ESPETACULARES NA MINHA CABEÇA.

JOANINHA MORA NUM BUEIRO, SABE-SE LÁ ONDE. COME O QUE LHE DÃO - NATURALMENTE - E DEVE TER SARNA E PULGA E JANELINHAS EM LUGAR DE DENTES. MAS É GATA MANSA, E PRECISA DAR CRIA EM LOCAL DECENTE. ASSIM, É COM MUITO GÁUDIO QUE ABRO A IMENSA PORTA DE MADEIRA DA MINHA OCA A MAIS ESSE ANIMALZINHO ESPLENDOROSO.

ELA ME CHEGA AMANHÃ, MAS DESDE A NOITE PASSADA QUE EU NÃO CONSEGUI DORMIR, DANDO CABO, AFINAL DA COSTUMEIRA AFASIA. MINHA EUFORIA É PSICOPÁTICA, MEU SORRISO FOSSILIZADO NA FACE JÁ O ACUSA.

CONVERSAREMOS OS QUATRO, POR SEMANAS, EM TORNO DOS VASILHAMES DE RAÇÃO, SOBRE O FUTURO DA POLÍTICA EXTERNA, AS DIVERSAS MATIZES DE AZUL TURQUESA E TAFETÁ.

ENTÃO ELA DEVE SE ANINHAR NUM PANO-DE-PRATO COM GALINHAS TINGIDAS NA BORDA, QUE COMPREI NO MÊS PASSADO. E DE REPENTE NASCERÃO OS MENINOS.
COMO DIZIA O MICHAEL STIPE, NUMA MÚSICA DE QUE GOSTO MUITO, 'IT DOESN'T GET ANY BETTER THAN THIS/ IT DOESN'T GET ANY... ...BETTER... THAN THIS!'

martedì, luglio 29, 2008

DISRITMIA

ESSA FOTOGRAFIA, QUE É LINDA E PURA E INIGUALÁVEL, REMETE-ME A VERSINHOS DO MEU ESTIMADO ZECA BALEIRO - A QUEM EMPRESTEI MEUS OUVIDOS NA MADRUGADA DE HOJE.

Eu quero
Ser exorcizado
Pela água benta
Desse olhar infindo

Que bom
É ser fotografado
Mas pelas retinas
Dos seus olhos lindos

PEDI A DEUS, NA PASSAGEM DE DOMINGO PARA SEGUNDA, QUE ME CONCEDESSE OUTRO DESEJO, ANTES DE MORRER. MAIS UM. ALÉM DE ME IR ANTES DOS MEUS PAIS E GATOS E IRMÃO E TIAS E AVÓ (E OUTRA MEIA DÚZIA DE AMIGOS A QUEM SOU NÃO APENAS AFEITA, MAS APAIXONADA), ROGO PODER ABRAÇAR UM MACAQUINHO, DE QUALQUER ENVERGADURA - E EM SEGUIDA, OS CICLAMENS DO CAIXÃO.



lunedì, luglio 28, 2008



I am speechless because you have fallen beside me


because your eyelashes are the spines of tiny fragile animals.


I dread the time when your mouth begins to call me hunter.


When you call me close to tell me your body is not beautiful


I want to summon the eyes and hidden mouths of stone and light and water to testify against you.


I want them to surrender before you the trembling rhyme of your face from their deep caskets.

When you call me close to tell me your body is not beautiful,

I want my body and my hands to be pools for your looking and laughing.


SEMPRE ACHEI ESSE TRECHO DE POEMA BRILHANTE. O PRINCÍPIO, PERDOE-ME, NÃO ME DIZ NADA. MESMO APÓS CENTENAS DE LEITURAS. ESTE PEDAÇO DAS PISCININHAS (QUE PARA MIM SÃO LAGOAS) , NÃO. TUDO TÃO LINDO, TÃO SUTIL...


QUANTAS VEZES EU NÃO QUIS SER O REFLEXO DE ALGUÉM, DA MINHA MÃE, DA LÍLIAN, DA FERNANDA - PARA QUE ELAS SE APERCEBESSEM COMO ESPETACULARES QUE SÃO...


mercoledì, luglio 23, 2008


I stopped to listen, but he did not come. I began again with a sense of loss. As this sense deepened, I heard him again. I stopped stopping and I stopped starting, and I allowed myself to be crushed by ignorance. This was a strategy, and didn't work at all. Much time, years were wasted in such a minor mode. I bargain now. I offer buttons for his love. I beg for mercy.

AND STILL... NOTHING. ISSO É COHEN. NÃO SEI A QUEM SE REFERE, MAS GOSTO DE PENSAR QUE TODOS ESSES SERES PODEROSÍSSIMOS A QUEM ELE SE DIRIGE SEJAM DEUS.

EU COMECEI A COMEÇAR - FAZ MUITO POUCO TEMPO. E PASSEI-ME ÀS MÚSICAS, PARA ME RESPALDAR.

lunedì, luglio 21, 2008

I CAN'T DO ANYTHING, EXCEPT BE IN LOVE WITH YOU

I cant do the talk like they talk on tv
And I cant do a love song like the way its meant to be
I cant do everything but Id do anything for you
I cant do anything except be in love with you

DESCUBRO, DESAPONTADA, PORQUE ODEIO VERSÕES, QUE SE TRATA DE RELEITURA DE UMA MÚSICA DO DIRE STRAITS. NA VOZ DE QUEM OUÇO É MAIS DOCE, NO ENTANTO. ADMIRAVELMENTE DOCE.


venerdì, luglio 18, 2008


Studio flat in West Hampstead (£180 pw)

Date posted: Friday 18th July | Date available: 18/07
Location: West Hampstead

If you come across an ad of a studio flat/room at 1_ Ravenshaw St, please be aware that the whole house stinks, everything is falling apart, and the owner is a mad yoga trainer who will rip you off in cold blood, won't return your deposit because "that's what you’d agreed on", and will throw your Ł250 jacket in the bin because you didn't come and say 'thank you' when you were moving out. Please feel free to contact us if you need more details.

E É POR ISSO QUE EU AMO O MEU CORTIÇO...

giovedì, luglio 17, 2008

Well, if you listen closely, you can hear it breaking


AND THOUGH I WEAR A UNIFORM,
I WAS NOT BORN TO FIGHT
LEONARD COHEN, LAST YEAR'S MAN

ONTEM EU DISCUTIA COM O TERAPEUTA, MEU ESTIMADO PAR DE OMBROS, SOBRE A IMPRESSÃO QUE POR VEZES PASSAMOS À MALTA. PELA FORMA COMO REAGEM À MINHA VOZ, NÃO ME RESTA MAIS DO QUE LAMENTAR PELO QUE ANDO DISSEMINANDO POR AÍ.

TACHAM-ME DE, COMO É?, NA MAIS FELIZ DAS INTERPRETAÇÕES, DIFERENTE. DE FATO, ARRASTO NESTE PESCOÇO A SENSIBILIDADE MAIOR DO MUNDO. CHORO MUITO, E SEMPRE. APRENDI A DEPREENDER UM SEM-NÚMERO DE ADJETIVOS, DOS OLHOS DE CHRISTIAN BALE (EM O SOBREVIVENTE*). UM TRINADINHO LAMENTOSO EM 'TEA AND ORANGES...' - LOGO NO COMECINHO DE 'SUZANNE' (SEXTO VERSO) - E AINDA OUTRO NA 'TROCANDO EM MIÚDOS', DO CHICO: '...E NUNCA LEU'. SOFRI AS DORES DE UMA ÚLCERA COM A ABNEGAÇÃO DE MATT TRAVIS NO PREFÁCIO DE HERÓIS IMAGINÁRIOS** , E PASSEI DIAS DORMINDO MELANCÓLICA POR CAUSA DAS MÁS NOTÍCIAS DE UMA AMIGA, POR COMPUTADOR.

HÁ TAMBÉM O MOMENTO EM QUE DECIDI DEIXAR DE COMER CARNE, OLHANDO PARA OS OLHINHOS DE UM CARANGUEJO, E A CERTEZA QUE CARREGO, FEITO UMA CRUZ, DE QUE MEU GATO NÃO É FELIZ PRESO.

TUDO ISSO ME FAZ FRAQUEJAR E DESEJAR UMA VIDA MAIS SIMPLES, MENOS DENSA, EM QUE O PESAR ALHEIO NÃO INTERFIRA NO MEU.

MAS O MELHOR É VESTIR A CARAPUÇA E ME CALAR. PORQUE ALGUM BEM DEVE ADVIR DISSO TUDO. E UM DIA EU DESCUBRO QUAL. MENOS TRISTE.

*: http://www.imdb.com/title/tt0462504/
EMBORA EU NÃO SEJA NEM UM POUCO, NEM UM GRAMA, NEM UM DECÍMETRO AFEITA A FILMES DE GUERRA, RECOMENDO A SAGA DE QUATRO DIAS DO SOLDADO DIETER PELA SELVA. POR CAUSA DA IMPORTÂNCIA DA SOLA DE SAPATO DO DUANE, MORTO-VIVO.

**: http://www.imdb.com/title/tt0373024/

martedì, luglio 15, 2008


EU QUERO UM NINHO DE BÚFALOS MORTOS, COMO CAPACHO. BISÕES DÓCEIS E MACIOS.
UM DIA EU ESCREVI ISSO. COMO DISSE À KLENNY, PASSARIA A ME AUTO-REFERENCIAR, DORAVANTE. E, RELENDO AS MINHAS AMARGURAS, JULGO IMPOSSÍVEL NÃO REPETI-LAS NUM DIA COMO O DE HOJE.


martedì, luglio 08, 2008

AMAR EE...


"Alivia a minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação por que um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito, faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha, amém."

EU AMO MUITAS PESSOAS NA MINHA VIDA - NAO NECESSARIAMENTE PARTICIPANTES DA MINHA ROTINA (ARESTOSA, ARIDA E AMARGA) ATUAL -, MAS O QUE ME APETECE, SOBRETUDO, EE QUANDO ELAS DEIXAM UMA TRILHA COM FRASES OU QUADRINHOS OU AUTORES CRAVEJADOS NO CORACAO - OU NA PANTURRILHA.



COM A FERNANDA FOI ASSIM. CONHECEMO-NOS HA TRES ANOS, E MINHA ADMIRACAO CRESCEU METORICAMENTE (CHAMEM-ME DE PRECONCEITUOSA, BAIRRISTA INTELECTUAL, PEDANTE. ACEITO CADA ACOITE COM O CORACAO CONTRITO) QUANDO DESCOBRI QUE ELA ERA DEVOTA DE CLARICE LISPECTOR.



'AMAR EE NAO MORRER' - TRANSCREVEU A FERNANDA, E PASSEI A TARDE (NEM A PRIMEIRA, ACHO QUE A TERCEIRA) PENSANDO NISSO. NAO ACHO QUE AMAR SEJA NAO MORRER. AMAR, JULGO, EE DEIXAR DE SOFRER. OUTRA AMIGA ME DISSE QUE NAO SE PERMITIA CHORAR PELOS MORTOS, QUE ISSO SERIA LAMENTAR O SEU PROPRIO SENTIMENTO. UM EGOISMO ATROZ.



E EU ENCERRO CALADA, SAUDOSA, TRISTE FEITO OS OLHINHOS DE UM KIWI, OU DUAS NEOSALDINAS. ESPERANDO OPINIAO SOLIDA A ESSE RESPEITO.