venerdì, luglio 08, 2011

LAST HURRAH


X mi insulta. Sto per schiaffeggiarlo. Poi, ripensandoci, mi astengo. Chi sono? Qual è il mio vero io: quello della replica o quello del ripiegamento? La mia prima reazione è sempre energica; la seconda, fiacca. Quella che definiamo "saggezza" è in fondo solo un perpetuo "ripensandoci", cioè la non azione come primo impulso.  
SABEDORIA CONTRAPONDO-SE A IMPULSIVIDADE.  EU CHAMO A ISSO TEMPERANÇA, E NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE SEJA DESDOBRAMENTO DA SABEDORIA, MAS, DAÍ A ASSEMELHÁ-LAS, CONSIDERO PASSO MUITO LARGO.


É CABIDO, NESTE PONTO, RECORRER AOS DONS DO ESPÍRITO SANTO (E ISTO SOU EU NAS MINHAS AULAS DE CRISMA, QUANDO O MUNDO NÃO ERA MUITO MUNDO), QUE CONTEMPLAM NO ROL ESSA MESMÍSSIMA VIRTUDE.  TRATAM-NA, OS ENTENDIDOS, COMO A CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO - E, ENTÃO, A ESCOLHA ACERTADA DA PROVIDÊNCIA QUE SE TOMA.  A ANÁLISE E A SUBSEQÜENTE AÇÃO.


CIORÁN, NESSA PASSAGEM (E O MAU DO LIVRO É SEREM TUDO NACOS DESCONEXOS, SEM EXPLICAÇÕES), VÊ O AUTOCONTROLE COMO UMA SABEDORIA.  A IMPRESSÃO QUE SE TEM, NO ENTANTO, É DE QUE A OMISSÃO (NO SENTIDO TÉCNICO, ANTÔNIMO DE  COMISSÃO) NECESSARIAMENTE PERDURA.  QUE O JUSTO É SE CALAR.  INDEPENDENTEMENTE DO JUÍZO QUE SE FAÇA, E PONDERADO, DA AGRESSÃO.

MAS ESSA É AQUELA MINHA VEIAZINHA DE SEMPRE, RASGANDO A TÊMPORA, BUSCANDO DESENTRONAR QUEM JÁ SE ALÇOU AO MEU ALTAR PESSOAL, O ROMENO.  E EM AUTONEGAÇÃO DESPRAZEROSA, MAS QUE ME RENDE MUITO INSUMO PARA AS ELUCUBRAÇÕES.

Nessun commento:

Posta un commento

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.