venerdì, marzo 11, 2011

WE DON'T TAKE WALK-INS, THIS LATE AT NIGHT

Mas, em sua distração e volubilidade usuais, esqueceu-se de acrescentar:

      – Você vai se enamorar dela daqui a 18 anos, numa festa em casa de um arquiteto amigo seu, no Rio. Cerca de um ano depois vocês irão se reencontrar aqui em Paris, e você ficará irremediavelmente apaixonado por ela, e há de sofrer como um possesso todas as dores de sua paixão, e na Quarta-feira de Cinzas de 1959 você terá um desastre de automóvel cerca de Petrópolis, onde ela estará veraneando, e você, coberto de sangue, ao se sentir ir morrendo, ela tão perto, olhará a sua morte com um infinito sentimento de pena porque tudo poderia ter sido e não foi; mas você preferirá morrer a ter de viver sem ela, sobretudo depois de lhe ter dito, como disse, numa noite de Sexta-feira da Paixão, no Club St. Florentin, 15
rue St. Florentin, que você a tinha dentro de você sem saber desde a mocidade, desde aquele dia, 19 anos antes, em que eu a apresentei a você, como estou fazendo agora.

ESTE, COMO O TEXTO DO NICHO DA SANTA CLARA, É RECORRENTE NOS MEUS ARQUIVOS, QUANDO SOBE A ABA DAS PASTAS COM O NOME DE VINICIUS.  DE VESÚVIO.  DO VESÚVIO.  

AÍ, GUIADA PELO TIRITOZINHO DES(T?)A VOZ, EM ESPECIAL, RESGATO CONVERSA TRAVADA COM KÁTIA, ACERCA DA PREVISIBILIDADE DOS ITINERÁRIOS HUMANOS.  DO QUANTO DEUS SABE, E POR QUE O DEIXA ACONTECER.  SE DEUS ANTEVIU A CENA DO SANGUE ATROPELADO, E SUPONHAMOS QUE SIM, COMO CONTEVE A EXPRESSÃO, NOS QUASE VINTE ANOS ANTERIORES.  COMO PROCEDEU ÀS APRESENTAÇÕES, SEM REMORSO  PELO QUE SABIA QUE VIRIA.  PELO QUE DESEJAVA QUE VIESSE.  PELO QUE DESENHOU METICULOSAMENTE, COM UM PRAZER OU CURIOSIDADE CUJA HIPÓTESE, NO QUE ME OCORRE, CARREIA CONSIGO AQUELA INOCENCIAZINHA DA CREDULIDADE INQUESTIONADA.

MAS, SEM TANTAS VÍRGULAS OU ASSOMBRAÇÕES, DETENHAMO-NOS NO SONO MISERÁVEL DE TRÊS NOITES EXAUSTAS.  OU SETE.

p.s: e que deus me perdoe por isso.  por mais uma verbalização de desobediência. mais uma positivação da feiúra da alma.

Nessun commento:

Posta un commento

CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.