E O CONSULADO QUE CONCEDE O VISTO É O LIMBO. MAS, LÁ, NINGUÉM FALA LÍNGUA SUA, E OS PONTOS FACULTATIVOS JÁ PARECEM COMPULSÓRIOS. MAIS AINDA, NÃO SENDO O SEU UM CRIME DE OPINIÃO, NÃO LHE SERÁ CONCEDIDO ASILO POLÍTICO, E VOCÊ TERÁ DE PERMANECER NESSA INDECISÃO TENEBROSA AO SOM DE 'DEAR PRUDENCE'- ENTOADO POR VOZ FEMININA TRINADA. ATÉ QUE O REMORSO 'O SUICIDE'. DO ALTO DE UM PRECIPÍCIO FRÁGIL DE VENTO, JÁ. E ESCURO.
mercoledì, dicembre 31, 2008
CATALEPSIA PROJETIVA
martedì, dicembre 30, 2008
ADAMANT
IF YOU WERE ANY THINNER, YOU WOULDN'T EXIST
ONTEM, 'NO COMEÇO DO MEU DESESPERO'*, LOQUEI O OPERÁRIO. MAIS PELOS OLHOS DO CHRISTIAN BALE, MAS TAMBÉM PORQUE HAVIA LIDO, NOS IDOS DE 2000 E POUCOS, QUE ERA FILME DENSO.lunedì, dicembre 29, 2008
Que façam harpas de meus nervos quando eu morrer.
lunedì, dicembre 15, 2008
O APARTAMENTO DA MINHA MÃE TEM UMA VARANDA. NÃO É SACADINHA, CABEM MESAS, CADEIRAS, JARROS DE PLANTA, UM PINHEIRO ANÃO, E TODA A ANGÚSTIA DO FIM DE TARDE DE DOMINGO.
ESTÁVAMOS NA SALA E ELA CHAVEOU A PORTA DE VIDRO POR QUE PASSAMOS PARA IR À DITA VARANDA. DISSE QUE, SE EXISTIA UMA CHAVE, ERA PARA SER USADA.
E EU PENSEI DE IMEDIATO NA ADÉLIA PRADO.
A SERENATA Uma noite de lua pálida e gerânios ele viria com boca e mãos incríveis tocar flauta no jardim. Estou no começo do meu desespero e só vejo dois caminhos: ou viro doida ou santa. Eu que rejeito e exprobro o que não for natural como sangue e veias descubro que estou chorando todo dia, os cabelos entristecidos, a pele assaltada de indecisão. Quando ele vier, porque é certo que vem, de que modo vou chegar ao balcão sem juventude? A lua, os gerânios e ele serão os mesmos — só a mulher entre as coisas envelhece. De que modo vou abrir a janela, se não for doida? Como a fecharei, se não for santa?
E EU, DOIDA - MAS PORQUE SITIADA, INCLUSIVE -, DESTRAVO TUDO, NA AUSÊNCIA DELA. E ME POSTO, PARA ARREPIO DO MÉDICO, NO BALCÃO, SEM JUVENTUDE. OLHANDO O MOVIMENTO E PERDENDO A FOME.
PRECISO SAIR.
domenica, dicembre 14, 2008
mercoledì, dicembre 10, 2008
INDIGNAÇÃO CONJUGAL
venerdì, novembre 28, 2008
DE VOLTA À PATELA
Nietzsche: "Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno. Feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade".
"I'm not aware of too many things butI know what I know if you know what I mean."
lunedì, novembre 24, 2008
"You’ve been hypnotized," he goes on. "You’ve got to take your mind to the laundry. Get it clean." And, he concludes, "When a man is with a woman, he has to occupy her fully."
Afterwards we head out into what is now a dazzling, blue-sky day. "Nine o’clock," says Leonard Cohen, a penetrating glint in his eye, "and we’ve had several lifetimes already today."
martedì, novembre 11, 2008
martedì, novembre 04, 2008
lunedì, novembre 03, 2008
domenica, ottobre 26, 2008
DO CONCURSO DE CONTOS
venerdì, ottobre 17, 2008
CLARICE LISPECTOR, AINDA
MI
lunedì, ottobre 13, 2008
CHRISTIAN THE LION
É A HISTÓRIA MAIS TOCANTE DE QUE EU JÁ TIVE NOTÍCIA, ENVOLVENDO ANIMAIS. DOIS AMIGOS AUSTRALIANOS DECIDIRAM COMPRAR, NA HARROD'S, EM LONDRES, UM LEÃOZINHO.
.
NÃO DIGO MAIS, APENAS QUE O VÍDEO É ESPETACULAR, E DRENA LÁGRIMAS MESMO DE UMA PEDRA. TALVEZ POR CAUSA DA FISIONOMIA DE RENDALL, O AMIGO LOIRO, QUE PARECE CHORAR A CADA SORRISO.
.
AÍ EU ME QUEDO MUDA, AQUI, DESGRENHADA, PENSANDO NO QUANTO A GENTE SE PERDE TENTANDO APRISIONAR OS OUTROS. HÁ UM TEXTO LINDO DA CLARICE LISPECTOR, 'A MENOR MULHER DO MUNDO', EM QUE ELA SE REFERE A ESSA NOSSA ÂNSIA. LÁ PELO MEIO, LÊ-SE: 'E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade de nosso desejo de ser feliz. ' A FELICIDADE DOS AMIGOS ERA MANTER CHRISTIAN SOB O SEU DOMÍNIO. NÃO EXISTE AMOR DE DONO QUE SUPERE A 'MALIGNIDADE DO DESEJO DE SER FELIZ'. A GENTE CERCA UM ANIMAL, UM FILHO, TANTAS VEZES, NÃO COM O INTUITO NOBÍLIMO DE ESCULPI-LO PARA QUE ESCULPA O MUNDO, MAS NO AFÃ DE TER ALGO SÓ NOSSO, QUE INTERAJA COM OS OUTROS, MAS QUE SEJA SÓ NOSSO. QUE RETORNE A CASA AO FIM DO DIA. QUE NOS TRATE COMO NINGUÉM MAIS SABE.
.
SEM DÚVIDA, FOI RECONFORTANTE PARA OS AMIGOS VER O LEÃO AMBIENTALIZADO, COM SUA CRIA, MAS GANHARAM MAIS COM O AFAGO DESAJEITADO QUE OS DERRUBAVA. PORQUE CHRISTIAN AINDA ERA DELES. AINDA SE LEMBRAVA DELES. AINDA OS TRATAVA À SUA MANEIRA, FORTE, DE FORMA A ASSEVERAR-LHES QUE PAR NENHUM OCUPARIA O ESPAÇO DA SUA CRIAÇÃO.
.
POIS TAMBÉM EU NUTRO UMA NECESSIDADE CRUDELÍSSIMA DE AMAR. E DE POSSUIR. É POR ESSE MOTIVO (EM PARTE, IMORAL) QUE EU ABRIGO SOB O MEU FORRO DE GESSO COSTURADO DE SPOTS HALÓGENOS OS MEUS TRÊS GATOS. PORQUE QUERO SER RECEBIDA EM CASA TODAS AS NOITES, E ACORDAR DE UM PESADELO LADEADA POR AQUELES OLHINHOS AMARELOS. PORQUE QUERO ME SENTIR INSERIDA EM UM CONTEXTO, EU, A 'MISFIT, I' DA MÚSICA DO PINK FLOYD, AO COMPRAR-LHES A RAÇÃO NO SUPERMERCADO. COMO SE FOSSE LEITE EM PÓ PARA A CRIANÇA. COMO SE A SOCIEDADE E O MINISTÉRIO PÚBLICO PUDESSEM ME CONFIAR ÀS MÃOS A RESPONSABILIDADE POR UMA VIDA. (EU AINDA ACREDITO QUE, FOSSEM INFORMADOS OS ÓRGÃOS COMPETENTES - INTERESSADOS, NA VERDADE -, TIRAVAM-ME A GUARDA DOS MENINOS. PORQUE EU OS ATORMENTO COM O MEU AMOR DESMEDIDO, OBSESSIVO, E A MINHA VOZ CHATINHA, LOGO CEDO E LOGO TARDE.)
.
MAS É CENTRADA NA EXPRESSÃO CANSADA DO DONO DO LEÃO, JOHN RENDALL, QUE EU ARREMATO MINHA LADINHA. PORQUE EU QUERO ME ESFALFAR PELAS MESMAS VIAS. PADECENDO NO MEU PARAÍSO NEVADO DE PÊLOS. lunedì, settembre 29, 2008
domenica, settembre 28, 2008
venerdì, settembre 26, 2008
COHEN NA BÍBLIA
'EU NÃO SOU DIGNO DE ENTRAR EM TUA MORADA, MAS DIZE UMA PALAVRA E SEREI SALVO'...
UMA VEZ ME DISSE O MEU IRMÃOZINHO QUE ESSAS PEÇAS DE FILOSOFIA, TODAS, QUE ME ENCANTAM, NÃO SÃO NOVIDADE PARA A BÍBLIA. TRATA-SE DE TRANSCRIÇÃO MAIS REQUINTADA, DO 'PLÁGIO INTELIGENTE'.
.
ENTÃO EU ME REMETO AO MEU SEMPITERNO DEMÔNIO (QUE TAMBÉM, DISSE CAMILO, NÃO HÁ QUE SER BOM, SENDO DEMÔNIO, E, PORTANTO SOLDADO DO MALIGNO) E RELEIO TUDO O QUE ELE CANTA (POR VEZES, DECLAMA, COMO EM 'AVALANCHE'). E TORNO À BÍBLIA. CREIO QUE EM ISAÍAS, E SOMENTE EM ISAÍAS, EU ENCONTRARIA UM EQUIVALENTE PARA A ANGÚSTIA DOS UIVOS DE COHEN. EM ISAÍAS 9, TALVEZ:
. 19 Por causa da ira do SENHOR dos Exércitos a terra se escurecerá, e será o povo como combustível para o fogo; ninguém poupará ao seu irmão. 20 Se colher à direita, ainda terá fome, e se comer à esquerda, ainda não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço.
.
E EU SOU ENCANTADA - MORBIDAMENTE - PELO PROFETA, A QUEM LEIO COM SEDE. COMO O SOU PELO COHEN - ESTE, AINDA VIVO, E DIGNO DE UMA VISITA MINHA, SEJA EM QUE CAPITAL FOR.
.
E SE É PROFETA (NÃO O COHEN, EMBORA EU PRÓPRIA DESCONFIE DESSA NEGAÇÃO), ESTAMOS TODOS A UM PASSO DO DESFILADEIRO. E A QUEDA SERÁ TORTUROSA, PORQUE HAVEREMOS DE NOS AUTOMUTILAR. E A TERRA EM CHAMAS, E A IRA, E A FALTA ABSOLUTA DE ESPERANÇA. MAS É POR ISSO QUE EU QUERO SER UM 'LOVER'. PARA 'RISE UP'. E ASSISTIR AO INCRÍVEL ESPETÁCULO DAS MONTANHAS SE CURVANDO AOS NOSSOS PÉS.
giovedì, settembre 25, 2008
mercoledì, settembre 24, 2008
MAIS COHEN. MUITO, MUITO MAIS
ESSA IMAGEM VEIO DE UM SÍTIO INTERESSANTE, E HONESTÍSSIMO - PORQUE SE RASGA EM ELOGIOS AO MEU COHEN: http://revoluttion.blig.ig.com.br/2007/24/primeiros-discos-de-leonard-cohen-ganham-reedicao-luxuosa.html.
domenica, settembre 21, 2008
MINHA MÃE SENTE UMA VERGONHA IMENSA DO QUE ESTOU POR DIZER, MAS A VERDADE (E NÃO EXATAMENTE NOVA, DE FORMA ALGUMA) É QUE EU SOU FASCINADA POR MÚSICAS (E POESIAS, E TEXTOS E GRAVURAS) TRISTES. E AFEITA DE TAL MODO QUE NÃO ME IMPORTA MAIS O RESTO. SÓ O QUE ME SOBRA NA CABEÇA, APÓS EXECUTADAS LISTAS E LISTAS DO AIPODE, É 'LEAVING GREENSLEEVES'.
OS VERSOS NÃO SÃO TODOS FACILMENTE INTERPRETÁVEIS - MUITOS DOS QUAIS EU SEQUER ENTENDO, MAS PROCURO CONFERIR-LHES SENTIDO, DE ACORDO COM O MEU HUMOR -, MAS A MELODIA É SUFOCANTE E, ARREMATO, AR-RE-BA-TA-DO-RA.
ACHO O CONJUNTO TORTUROSO. E NÃO TENHO COMO DEIXAR DE ME VALER DESSES ADJETIVOS TODOS, PORQUE, EM SE TRATANDO DE COHEN, AS QUALIFICAÇÕES, OS ELOGIOS, OS COMENTÁRIOS AFETADOS SÃO INEVITÁVEIS.
EM 'LEAVING GREENSLEEVES', ELE DESEJA A QUE DESDENHA DELE, E, EM SUA MELHOR ESTROFE, VÊ FRUSTRADA SUA (BOA) TENTATIVA DE 'START OVER':
Then I saw you naked in the early dawn
Oh, I hoped you would be someone new;
I reached for you, but you were gone
So, Lady, I'm going too.
domenica, settembre 14, 2008
FAZIA MUITO TEMPO QUE EU NÃO DAVA VAZÃO AO MEU VERBO... SAUDADE DO FINZINHO DOS 90. DESSE POVO QUE SABE TRATAR A GENTE BEM, QUE SE DIVERTE COM AS NOSSAS ANEDOTAS, E QUE FAZ O MUNDO PARECER BORBULHANTE E DOCE...martedì, settembre 09, 2008
domenica, settembre 07, 2008
giovedì, settembre 04, 2008
NÃO SEI SE PORQUE ANDO MUITO SENSÍVEL - MEU EUFEMISMO PARA DRAMÁTICA, PSICOSSOMÁTICA E PARANÓICA -, MAS NÃO ME CONTIVE DIANTE DESSA FIGURA.
NEM S OLHOS DO JADEL GREGÓRIO ME SUGARAM COM TAMANHA AVIDEZ.
ESSE LARANJA É COMO EU QUERIA A MINHA PAREDE. MELHOR, A MINHA PORTA, PARA QUE EU FOSSE DAR COM ELA LOGO AO CHEGAR EM CASA.
mercoledì, settembre 03, 2008
martedì, settembre 02, 2008
INSOMNIA.
NÃO É MUITO TARDE, MAS JÁ DOU POR ENCERRADA A MADRUGADA. LOGO EU, QUE QUERIA ACORDAR ÀS CINCO, PREPARAR CAFÉ, CORRER E TESTAR NO CABELO O CREME QUE ME CUSTOU DEZ REAIS (UMA EXORBITÂNCIA, PARA OS MEUS COSTUMES), SEMANA PASSADA.
*
ENTÃO FAÇO DESTA CLARA NOITE O MELHOR QUE PODEMOS, EU E O MEU COMPUTADOR: A VOZINHA SUAVE DA CAT POWER, CANTANDO 'I'VE BEEN THINKING ABOUT', E FUGINDO DE UMA CRIATURA QUE SE INTITULA CIBO MATTO, COM SUA VERSÃO ODIOSA PARA 'JE T'AIME... MOI, NON PLUS' - QUE É UMA MÚSICA QUE, NO TIMBRE DO BRIAN MOLKO, VALE MUITOS DINHEIROS, MILHARES DE APLAUSOS E TODA A MINHA SIMPATIA - EU, QUE NÃO TENHO DINHEIROS E NEM APLAUSOS.
*
VOU FAZER OUTRA XÍCARA DE CAPUCCINO. E VER SE OS MENINOS, PELO MENOS ELES, DORMEM.
lunedì, settembre 01, 2008
VIOLÊNCIA SENTIMENTAL
ESSA EU DESCONHECIA. A VIOLÊNCIA SENTIMENTAL. ACABO DE LER AQUI:
http://cantorum.com/cgi-bin/mt/mt-search.cgi?search=t%C3%A3o
(Eu acho que nada justifica a violência sentimental, assim como a física, mas a dor de um sentimento é em mim muito mais torturosa e penetrante que uma dor física. Sentimentos são a maior riqueza do ser humano.)
.
NÃO ACHEI O PAR DE LINHAS EXATAMENTE PROFUNDO OU INSPIRADOR, MAS O BINÔMIO ME FISGOU. VIOLÊNCIA+SENTIMENTAL.
.
O QUE EU CONHECIA, PELA FILOSOFIA, ERA A VIOLÊNCIA MORAL. QUE É O CIDADÃO SER COMPLEIDO A PRATICAR O CORRETO - UNICAMENTE PORQUE HÁ PLATÉIA QUE O REPRIMA.
.
POIS A VIOLÊNCIA MORAL QUE ME FERE É APRENDER A VIRAR OS BRAÇOS COMPASSADAMENTE, ORA FORA D'ÁGUA, ORA DENTRO. É TOMAR DUCHA DE CHINELOS, É TER DE ME VESTIR DEPOIS DO BANHO, PARA, CHEGANDO EM CASA, ME DESPIR NOVAMENTE, ATÉ ENTRAR NO PIJAMA. É TER DE ME PORTAR COM, COM, COM.... COM DISCRIÇÃO, QUANDO É TÃO MAIS CÔMODO SAIRA ÀS RUAS DE ROUPÃO, TOALHA DE BANHO ENROLADA NA CABEÇA E SALTO ALTO.
.























