mercoledì, giugno 08, 2011

"DA LÓGICA À EPILEPSIA". NO CENTESSETENTECINCO (vezes cinco)



NÃO HÁ INSATISFAÇÃO PROFUNDA QUE NÃO SEJA DE NATUREZA RELIGIOSA: NOSSOS FRACASSOS PROVÊM DE NOSSA INCAPACIDADE PARA CONCEBER O PARAÍSO E ASPIRAR A ELE (*e de*  aspirar a ele, ou *para aspirar a ele?*  FICO COM A PRIMEIRA), COMO NOSSOS MAL-ESTARES DA FRAGILIDADE DE NOSSAS RELAÇÕES COM O ABSOLUTO.  'SOU UM ANIMAL RELIGIOSO INCOMPLETO, PADEÇO DUPLAMENTE DE TODOS OS MALES' - ADÁGIO DA QUEDA (BOM SE FOSSE O LIVRO), QUE O HOMEM SE REPETE PARA CONSOLAR-SE.  AO NÃO CONSEGUI-LO, RECORRE À MORAL; DECIDE SEGUIR, EXPONDO-SE AO RIDÍCULO, SEU CONSELHO EDIFICANTE.  'RESOLVE-TE A NÃO ESTAR MAIS TRISTE', LHE RESPONDE ESTA.  E ELE SE ESFORÇA PARA ENTRAR NO UNIVERSO DO BEM E DA ESPERANÇA...  MAS SEUS ESFORÇOS SÃO INEFICAZES E ANTINATURAIS: A TRISTEZA REMONTA À RAIZ DE NOSSA PERDIÇÃO..., A TRISTEZA É A POESIA DO PECADO ORIGINAL...


ESSA PERSEGUIÇÃO ACÉRRIMA, DE CIORAN, À RELIGIOSIDADE, ME ABSOLVE - NO MEU NACO DE AFRONTA NÃO À FÉ, MAS À PRESUNÇÃO DO HOMEM DE CONSTRUIR INVERDADES E ATRIBUÍ-LAS AO ABSTRATO.  E SOBRETUDO AO PROSELITISMO DE OCASIÃO.  

QUEM ME CHAMOU PARA ESSE BREVIÁRIO FOI HEVERTON, CUJO ESCLARECIMENTO, CUJA LUCIDEZ, CUJOS INTERESSES, PARA UM MENINO TÃO NOVO (À ÉPOCA, TINHA 20 ANOS), ME FASCINAVAM.  HOJE MARCO AS PÁGINAS, NECESSARIAMENTE DOBRADAS, COM HIDROCOR EM TOM IRRITANTE, MAS QUE NÃO SE PODE IGNORAR.  

QUANTO AO TEXO: JULGO FANTÁSTICA A PARTE DA RESOLUÇÃO  ESTÚPIDA , (e) HUMANA.  NOVAMENTE, PARA QUEM SE DIZ RELIGIOSO - E TELEGUIADO POR DEUS, -,  COMO CONCEBER ALGUMA CAPACIDADE DE SE DETERMINAR OS RUMOS DA TRISTEZA?  PARA MIM, ALIÁS, É ANÁLOGO, ISSO (PORÉM, PIOR), AO 'FICA BEM', COM QUE MUITA GENTE SE DESPEDE.

A VERDADE É QUE A TRISTEZA-PADRÃO, BATIZO-A ASSIM, INDEPENDE DA VONTADE DO VITIMADO.  É-SE TRISTE PORQUE CALHOU DE UMA DESGRAÇA ACONTECER, E A TOLERÂNCIA À DOR SUPERAR (SIM, ESTOU CIENTE DO PARADOXO, ESTILISTICAMENTE FALANDO) OS LIMITES DE UM DESCONFORTO PASSAGEIRO.  OU NÃO ALCANÇAR A LINHA DO ESQUECIMENTO, DO DESCASO DESEJADO.

CALHOU DE A VIDA SER ASSIM.  DE SE SENTIR MAIS DO QUE SE PENSA, E SE SENTIR MAL E SE PENSAR BEM.  OU, EM CORES, DE SE SENTIR EM ESCURO E SE PENSAR EM TRANSPARENTE.  

MAS, ISSO, A TRISTEZA-PADRÃO.  EXISTE TAMBÉM O TAL CILÍCIO AO QUAL TENHO FEITO REFERÊNCIAS SEGUIDAS, CUMPRINDO MINHA PROMESSA DE EMPREGÁ-LO NAS POSTAGENS EM QUE CABERIA 'A TORTURA VOLUNTÁRIA'.  OU, COMO DISSE O VINICIUS, E É PALAVRA QUE AMO, INCLUSIVE PELO SOM, 'DEGREDO'.  O DEGREDO DESEJADO.

O CILÍCIO É, A MEU VER, MAIS DO QUE UMA ESCOLHA DOENTIA.  É RAZOÁVEL.  ALIÁS, RACIONALIZADA.  POR VEZES, MESMO INTELIGENTE, SE VOLTARMOS TAMBÉM A CIORAN, E TAMBÉM AO QUE JÁ ESCREVI: UMA DOR SUBRAI A IMPORTÂNCIA DE OUTRA MENOR.  UMA LEMBRANÇA AMARGA TEM O CONDÃO DE RECONFORTAR QUEM, EM VIGÊNCIA DE PRESENTE MAU, TENHA A CORAGEM DE INVOCÁ-LA.  E ESTA, PARA MIM, É A GRANDE VITÓRIA SOBRE A VIDA: O CONTROLE, POR VIA INDIRETA, DAS SENSAÇÕES.  (FRISE-SE, ENTRETANTO: SENSAÇÕES.  SENTIMENTO, NÃO.  SENTIMENTO É O TAL BICHO QUE PARRUETA SOZINHO.  SOZINHO E CONFORME CONVÉM NÃO À GENTE, MAS À TAL ENTIDADE RELIGIOSA.  ALEATÓRIA, SEMPRE.  MAIS AINDA: ENFASTIADA.)
  

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CI SIAMO QUATTRO. E LEGGIAMO ASSOLUTAMENTE TUTTO. DOPO TRE O QUATTRO MESI. E CINQUE O SEI BICCHIERI. DI VELENO.