E O CONSULADO QUE CONCEDE O VISTO É O LIMBO. MAS, LÁ, NINGUÉM FALA LÍNGUA SUA, E OS PONTOS FACULTATIVOS JÁ PARECEM COMPULSÓRIOS. MAIS AINDA, NÃO SENDO O SEU UM CRIME DE OPINIÃO, NÃO LHE SERÁ CONCEDIDO ASILO POLÍTICO, E VOCÊ TERÁ DE PERMANECER NESSA INDECISÃO TENEBROSA AO SOM DE 'DEAR PRUDENCE'- ENTOADO POR VOZ FEMININA TRINADA. ATÉ QUE O REMORSO 'O SUICIDE'. DO ALTO DE UM PRECIPÍCIO FRÁGIL DE VENTO, JÁ. E ESCURO.
giovedì, dicembre 31, 2009
I AM A WOMAN ON A MISSION
cohencohencohencohen
I have not been unhappy for ten thousands years.
During the day I laugh and during the night I sleep.
My favourite cooks prepare my meals,
my body cleans and repairs itself,
and all my work goes well.
.
"This is a song for those who are not nourished by modern love"
I stopped to listen, but he did not come. I began again with a sense of loss. As this sense deepened, I heard him again. I stopped stopping and I stopped starting, and I allowed myself to be crushed by ignorance. This was a strategy, and didn't work at all. Much time, years were wasted in such a minor mode. I bargain now. I offer buttons for his love. I beg for mercy. Slowly he yields. Haltingly he moves toward his throne. Reluctantly the angels grant to one another permission to sing. In a transition so delicate it cannot be marked, the court is established on beams of golden symmetry, and once again I am a singer in the lower choirs, born fifty years ago to raise my voice this high, and no higher.
.
ISSO EH TAO BONITO, TAO BONITO, TAO BONITO, QUE NAO TENHO PUDORES EM CONFESSAR QUE CAIBO PERFEITAMENTE NO QUE LEIO.
JIBO'IA
I spend my evenings alone
talking to your picture, babe
Love is wrapped around my heart
like a boa constrictor, babe
My mother should have murdered me
What jury would convict her, babe
for love is wrapped around my heart
like a boa constrictor, babe
O CORACAO AAS VEZES INCHA. MAS PARA QUE SE DEBATER?
Cill Rónáin
Abigail, can you feel my heart in the palm of your hand
and do you understand why I can't stay, Abigail?
An evil wind is blowing through the land
and they need every man to drive it away
When I come home
if I come home
you'll be a grown woman
E SE EU SOU JANINE, SUSSU EH ABIGAIL. ESCLARECIDO LINDAMENTE.
'OPIO
martedì, dicembre 29, 2009
A PESTE
(...) e chega talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acorda os ratos e os manda morrer numa cidade feliz.
E QUE MICROCOSMO SERIA UMA CIDADE? UM PEQUENISSIMO NUCLEO DOMESTICO, ENTENDO - E SEM ERRO, DIRA ALGUEM, SEM DUVIDA - PODE SER UMA CIDADE.
lunedì, dicembre 28, 2009
NAO ACREDITO QUE JA TENHA, VERDADEIRAMENTE, DESEJADO A MORTE DE NINGUEM. HOJE (ONTEM, EM VERDADE) DISSERAM-ME QUE A LIVIDEZ DO MEU CORACAO EH FACILMENTE DETECTAVEL. QUE NAO IMPORTA O QUANTO EU FALE, QUE NADA DELATA NENHUMA FALTA DE FRANQUEZA. ACHEI ISSO O ELOGIO MAIS BONITO QUE JA RECEBI (EM VIDA, PORQUE TAO LOGO ESPALHE-ME EM TUMBA, UMA TEMPESTADE DE PALAVRAS DULCILIMAS HA DE ME ENSOPAR, VISTO QUE TODOS OS FALECIDOS SAO BEATIFICADOS), E, FRENTE AO 'CULTA', QUE O SUFIXOU, GANHOU CORES AINDA MAIS BERRANTES.
.
E ENTAO CAIH EM MIM E VI QUE MUITO DO QUE EU DIGO PARECE DEMAGOGIA. MAS NAO O EH. ACABOU-SE.
venerdì, dicembre 25, 2009
O LIVRO DO ANSEIO
A BEATITUDE DO MEU COHEN, DE QUEM ANDO DISTANTE, POR PURA FALTA DE BOM SENSO. SE MEU PER'IODO SE ALARGAR AQUI, PEC(CEDILHA)O AA DOUTORA QUE MO ENVIE PELA MALA, O LIVRO DE ONDE VEIO ESSE PREFACIO. A MINHA PENICILINA.
giovedì, dicembre 24, 2009
A AURORA DA MINHA VIDA
FAZ UM BOCADO DE TEMPO QUE ME SINTO MORTA, PORTANTO. MEU CORAÇÃO ANDA ANALGESIADO. NÃO ACORDO MAIS COM A LUZ PELA VIDRAÇA TÃO GENEROSA DO QUARTO. ANDO CEGADA PELOS OUROS E PREGAS EM SOBRETUDOS. VOU PASSAR O NATAL EM COMPANHIA DE ANIMAIS (QUE SE PORTAM MAL, MAS SALTITAM E SE ME APROXIMAM DA CABEÇA ASSIM QUE A MADRUGADA NOS ATACA) E MUITA MÚSICA. MAS POR ESPONTANEÍSSIMA VONTADE. EM VERDADE, POR MINHA CONTA E RISCO.
mercoledì, dicembre 23, 2009
ADELIA PRADO
JOÃO CABRAL E SEU AMOR FERIDO
O amor comeu as frutas postas sobre a mesa. Bebeu a água dos copos e das quartinhas. Comeu o pão de propósito escondido. Bebeu as lágrimas dos olhos que, ninguém o sabia, estavam cheios de água.
.
O AMOR, SEMPRE TÃO DURO, MAS SUPERESTIMADO - MUI PROVAVELMENTE POR QUEM NUNCA O EXPERIMENTOU, A FUNDO. AMOR NÃO É COISA COM QUE SE BRINQUE, NÃO É COISA QUE SE DOE - PORQUE REGALO DE PÉSSIMO GOSTO E MANUTENÇÃO ONEROSÍSSIMA. AMOR É AQUILO QUANTO A QUE MÃES AMOROSAS - E PORTANTO TRAUMATIZADAS - DEVIAM ADMOESTAR A CRIA. 'NÃO SE META A ISSO, MEU FILHO, QUE FERE, RACHA E MATA'.
FAUSTO
PARA AS FESTAS DA AGNOIA
VI-TE CHEGAR, COMO HAVIA
SONHADO JÁ QUE CHEGASSES:
VINHA TEU VULTO TÃO BELO
EM TEU CAVALO AMARELO,
ANJO MEU, QUE SE ME AMASSES,
EM TEU CAVALO EU PARTIRA
SEM SAUDADE
OU PENA
OU IRA.
martedì, dicembre 22, 2009
QUANDO, UM DIA, O GUARDA ME DISSE QUE EU ESTAVA LÁ HÁ CINCO MESES, ACREDITEI, MAS NÃO COMPREENDI. PARA MIM, ERA SEMPRE O MESMO DIA, QUE SE DESENROLAVA NA MINHA CELA, E ERA SEMPRE A MESMA TAREFA QUE EU PERSEGUIA SEM CESSAR. NESSE DIA, APÓS O GUARDA TER SAÍDO, OLHEI-ME NA MINHA BACIA DE FERRO. PARECEU-ME QUE A MINHA IMAGEM FICAVA SÉRIA , MESMO QUANDO TENTAVA SORRIR PARA ELA. AGITEI-A DENTRO DE MIM. SORRI, E ELA CONSERVOU O MESMO AR SEVERO E TRISTE. O DIA ACABAVA E ERA HORA DE QUE NÃO QUERO FALAR, A HORA SEM NOME, EM QUE OS RUÍDOS DA NOITE SUBIAM DE TODOS OS ANDARES DA PRISÃO, NUM CORTEJO DE SILÊNCIO.
MEU ESTRANGEIRO. LEMBRANDO-ME DE QUE O TEMPO PASSA SEM QUE PERCEBAMOS, POR VEZES. MAS QUE HÁ AS HORAS SEM NOME. A MINHA É TRÊS DA MANHÃ. PORQUE A MANHÃ FAZ QUE VEM, MAS NÃO VAI. E EU ESTOU VIVA, MAS EM CERCA DE DEZ MINUTOS, O COMA ME VISITA. E TUDO FICA DURO E NEBULOSO.mercoledì, dicembre 16, 2009
Si he de morir quiero que sea contigo&&&
lunedì, dicembre 14, 2009
Si me faltaras no voy a morirme
lunedì, dicembre 07, 2009
O JOGO SAGRADO PE PÔQUER
Let's meet tomorrow if you choose
upon the shore, beneath the bridge
that they are building on some endless river
Then he leaves the platform
for the sleeping car that's warm
You realize, he's only advertising one more shelter
And it comes to you, he never was a stranger
And you say ok the bridge or someplace later.
PEQUENA VIAGEM AO CÉU NAS ASAS DO SEU... DO SEU AMOR
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.
EU QUERO QUE O ASFAR PENSE ASSIM. SEMPRE. NÃO QUE ALCANCE ESSA SUTILEZA DE RACIOCÍNIO, MAS QUE ACHE NATURAL O AMOR - POR HAVER SIDO CRIADO NELE.
domenica, novembre 29, 2009
venerdì, novembre 27, 2009
mercoledì, novembre 25, 2009
ESCANCARE AS CORTINAS, PORQUE DIA COMO ESTE AINDA ESTÁ POR VIR
lunedì, novembre 23, 2009
Decisão de vender alma é afoitez vadia
Amor vem de amor. Digo. Em Diadorim, penso também - mas Diadorim é a minha neblina...
TODO MUNDO TRAZ UM CORAÇÃO FAMINTO
POR VEZES, ELE PEDIA A DEUS QUE ELA RETORNASSE. E ISSO FOI DURANTE O INVERNO, QUE NAQUELE ANO, EM PARTICULAR, PARECIA PALPÁVEL, NOS VENTOS DO PRINCIPIOZINHO DA MANHÃ.
.
ENVOLTO EM DÚZIAS DE PANOS E PÊLOS HIRTOS, A PELE DELE SOFRIA, AOS CALAFRIOS. E TUDO A FUSTIGAVA, MESMO O QUE VINHA DE DENTRO.
.
É QUE ELE ESTAVA, POR FIM, AMANDO. AMANDO A AUSÊNCIA DELA. A MEMÓRIA DESBOTADA DOS DENTES DELA, DO ÂNGULO ACENTUADO DO QUEIXO, DO PAR DE BRINCOS - CUJOS DETALHES ELE ENTÃO INVENTAVA, PORQUE, FOSSE MESMO REPARAR, NUM RETORNO ABSOLUTAMENTE INFACTÍVEL AO PASSADO, NÃO EXISTIAM. ERAM, EM VERDADE, ARGOLAS LISAS E FINAS.
.
MAS ACONTECE QUE ELA ERA LINDA. LINDA. LINDA. E TUDO NELA ERA PASSÍVEL DE LEMBRANÇAS, QUE ELE ESCOLHIA JULGAR PRECISAS. E MESMO O DISCURSO DELA ERA TÃO MELODIOSO E RICO, QUE ELE CRIAVA APARTES QUE PODERIA, À ÉPOCA, FAZER, PARA IMPRESSIONÁ-LA. TODOS INÚTEIS, TERRIVELMENTE TARDIOS.
.
POIS ERA ASSIM QUE SE OCUPAVA, NO QUE AMANHECIA. EM REDESENHAR OCASIÕES BERRANTES, EM QUE TUDO ERA EXCESSIVO E MARAVILHOSO. EM QUE ELA RETORNAVA PARA CASA COM ELE. EM QUE HAVIA MÚSICA E POUCO TRÁFEGO, DE FORMA QUE AS RUAS SE ABRIAM À SUA PASSAGEM.
.
MAS EIS QUE O FRIO DESAPARECEU. E ELE SE SENTIU REPENTINAMENTE SÓBRIO, COMO SE TUDO ANTES NÃO PASSASSE DE EBRIEDADE. MAIS DO QUE ISSO, ELE SE VIU RIDÍCULO E FEIO E SÓ. MEIO CALVO, ATÉ. E O GOSTO DOS CIGARROS ERA AGORA DETESTÁVEL.
.
SACUDIU A BARRA DA CORTINA, PRESA NA QUINA DA MESINHA. OS OLHOS NOTAVAM, EXAUSTOS, QUE A SALA ERAM APENAS RUÍNAS DE GUERRA.
.
NO DIA SEGUINTE A ESSE LAMPEJO TÃO DOLORIDO, O HOMEM VISITOU O DENTISTA. EXTRAIU OS SISOS. AFINAL. REDESCOBERTO.
domenica, novembre 22, 2009
POIS QUE FOI ASSIM
E NO MEIO DO SONHO/PESADELO, ELE SE VIROU PARA TRÁS E AQUELA PENUMBRA SUBITAMENTE SE DESFEZ. ESTAVA, POR FIM, ILUMINADO, E HAVIA ELA. E HAVIA A CRIANÇA. E ESTAVAM AMBAS VIVAS E OFEGANTES, COMO SE O HOUVESSEM PROCURADO LONGAMENTE, POR LANCES INTEIROS DE ESCADA. POR DIAS. INANES. giovedì, novembre 19, 2009
AUDIÊNCIA COM SÃO BERNARDO
E DAS COISAS QUE ME PERTURBAM, ESSA AINDA ESTÁ NO DEGRAUZINHO MAIS ALTO. MAS VOCÊ TEM SUAS OCASIÕES SOCIAIS, COMPREENSIVELMENTE, E MESMO AS LABORAIS - AO PASSO QUE EU ENCERRO A BOUTIQUE CEDO. E ME PERCO NESSE SONO VESPERTINO, CABEÇA NO SOLZINHO FRACO, DE FINS DE NOVEMBRO.MOBILE TRICKS
lunedì, novembre 16, 2009
A felicidade não é o fim da paixão?
SERÃO MUTUAMENTE EXCLUSIVAS, SUSCITA SPONVILLE? ENTÃO É ISSO? E QUE FALTA FAZEM UMA OU OUTRA, À VIDA DA GENTE? De admiração maligna franze o sobrolho esguio.
sabato, novembre 14, 2009
DIMANCHE
E VOCÊ, QUANDO QUER, ME TRAZ O CORAÇÃO AOS PULOS, ME CORTA A RESPIRAÇÃO, ME ENCERRA DE TODO. E MESMO QUE AINDA NÃO SE TENHA SENTADO PARA COMER, CÁ JÁ PASSA DA UMA DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE, QUE É QUANDO EU MAIS QUERIA ESPALHAR OS BRAÇOS PELA SUA GARGANTA. E GRITAR, E RIR BEM ALTO, BEM LEVE. E LHE DESPEJAR TUDO O QUE DE BONITO TENHO VISTO, E LHE ARRANCAR QUALQUER DESCONFORTO. OU TÉDIO.
mercoledì, novembre 11, 2009
DEDOS LONGOS, TÃO DISTANTES
NINGUÉM LHE ESCUTARÁ OS BERROS. MENTAIS
lunedì, novembre 09, 2009
giovedì, novembre 05, 2009
A primrose by the river's brim
A yellow primrose was to him,
And it was nothing more.
BUIU É MINHA PRIMROSE. E ELA NÃO É MAIS NADA, PORQUE NÃO PRECISA SER MAIS NADA. ABASTECE-ME, ASSIM, TÃO AO LONGE, COM SUAS COMPARAÇÕES MELODIOSAS, QUE, SE NÃO ME PROVOCAM O RISO, AO MENOS ESGARÇAM-ME OS BEIÇOS, NUM SILÊNCIO CONFORTÁVEL.
MY INSIDES ARE SCREAMING
AÍ DEUS ME VEM E, NUM GOLPE DE FOICE, ABRE-ME O ESTERNO. E EU VOU, PARADOXALMENTE, CICATRIZANDO. A FERIDA AERADA.mercoledì, novembre 04, 2009
E SEI PRECISAMENTE O QUÊ. E SEI QUE CABERIAM, COMPACTADOS, NUMA GAIOLA CUJA ALÇA ME CALEJARIA AS MÃOS, MAS QUE TAMPOUCO SE DESVENCILHARIA DELAS - POR CALÇADAS ESTREITAS, POR PEDRINHAS PORTUGUESAS, SOB SOL QUASE AZUL, E CÉU AMARELO.

















